No começo de 2015, os professores de Engenharia de Materiais Patrícia Calvão, Jorge Kolososki, Baltus Bonse e João Luís Abel, resolveram colocar em prática, um projeto que tinha por objetivo mostrar aos alunos um dos valores dos materiais de engenharia. O Grupo REC, composto pelos quatro professores, propôs uma atividade que transformasse a visão sobre reciclagem, mostrando que o que muitas vezes é tratado como lixo reciclável, é na realidade um material de engenharia que possui vasta aplicação, principalmente se forem utilizados os conhecimentos desenvolvidos nessa área da Engenharia.
A maneira como os professores encontraram, foi simples: utilizar latas de alumínio, um produto que é automaticamente considerado lixo-reciclável e mostrar, na prática, que o material não morre e que reciclá-lo é fazer com que desempenhe seu papel como material de engenharia da mesma ou sob nova forma. Foi assim que nasceram os Aluminions: pegue uma ideia, acrescente uma boa dose de conhecimento de engenharia e você tem um projeto de grande sucesso entre os alunos, inclusive de outros cursos. A Professora Patrícia Calvão ressalta que o sucesso dos Aluminions foi inesperado: “Achávamos que íamos receber uns cinquenta pedidos, mas ao final do projeto, os alunos de Materiais confeccionaram mais de trezentos Aluminions.
O projeto foi pensado e planejado pelos professores e colocado em prática integrando alunos de dois ciclos diferentes do curso de Engenharia de Materiais. O aluno Luis Ferlante, estudante do 10º ciclo, conta como o trabalho foi dividido entre os ciclos: “Os alunos do 3° ciclo tinham acabado de entrar no curso de Engenharia de Materiais e eram responsáveis pela divulgação e coleta de materiais de engenharia, enquanto os alunos do 9° ciclo eram responsáveis pela fundição dos Aluminions e transmissão do conhecimento aos alunos dos ciclos inferiores que vieram colaborar nesse processo. ”.
A Professora Patrícia ministra a disciplina “Introdução à Engenharia de Materiais” e conta que o projeto Aluminions, além de compor a nota dos alunos do terceiro semestre, também despertava o interesse desses alunos para processos e conhecimentos que eles veriam ao longo do curso.
O aluno Luis Ferlante ressalta que o projeto trouxe grande visibilidade para o curso de Engenharia de Materiais: “A maioria das pessoas, incluindo alunos, não sabe o que faz um Engenheiro de Materiais, o que resulta em equívocos no âmbito da carreira profissional. Por isso a importância da divulgação, é uma maneira de mostrar, dentro e fora da FEI, o trabalho do curso de Engenharia de Materiais. Por meio desse projeto, várias pessoas já sabem, por exemplo, que é possível transformar materiais de engenharia já processados (latas de alumínio) em outras coisas, como Aluminions, através de uma técnica estudada no curso Engenharia de Materiais: o processo de fabricação por fundição. ”.

Ao todo foram produzidos mais de 300 Aluminions entregues aos alunos que entregaram latinhas de alumínio.
A mensagem que o projeto dos Aluminions deixa é que quando se joga material fora, se joga também recursos como energia, água e tempo. O Professor Abel, ressalta que a reciclagem vai muito além do que as pessoas imaginam e que o estereótipo lixo-reciclável precisa ser quebrado. “A ideia do Grupo REC é trazer continuamente projetos que integrem alunos de ciclos diferentes e que evidenciem o valor dos materiais de engenharia e da Engenharia de Materiais. ”. Parece que vem novidade por aí!
Comentário fechado