02 set

As cinco dicas do Profº Kurt Amann para um bom desempenho no Concurso Travessia

 

O Concurso Travessia desafia alunos de ensino médio a construir uma ponte em arco, usando palitos de sorvete, cola, clipes e barbante. Confira as dicas do Chefe do Departamento de Engenharia Civil da FEI, Professor Kurt Amann, para a competição:

Dica 1) TEMPO. A montagem da ponte é o ponto crucial do concurso e o tempo é bastante restrito. Levando isso em conta o segredo do sucesso é organizar bem a equipe e a divisão de tarefas, planejar e ensaiar a montagem para medir o tempo necessário e, se for o caso, simplificar o projeto onde for possível sem perder a qualidade da proposta final;

Dica 2) EQUIPAMENTO. Se levar equipamentos para corte ou aceleração da cura da cola, adiante-se: verifique a voltagem e potência e tenha um plano B caso algo dê errado. Lembre-se que as equipes podem se ajudar e o seu equipamento pode ser emprestado para outros competidores.

 

Concurso Travessia 2014-47

 

Dica 3) REGULAMENTO. Todos os integrantes da equipe devem estudar cuidadosamente o regulamento. Discutam sobre ele, enviem suas dúvidas à página do concurso e formulem ideias. Muitas informações não estão detalhadas no site, mas são a chave para a criatividade ser usada na solução dos problemas.

Dica 4) PESQUISA. Estudem sobre estruturas semelhantes às da ponte e seu comportamento quando carregadas, aprendam a fazer cálculos para prever a forma de ruptura, montem pequenos modelos para estudo antes do modelo maior, verifiquem os pontos fracos com testes de carga e resolvam um a um e anotem todas as tentativas para analisar os erros anteriores e não os cometer novamente. A melhor estrutura é aquela cujo projetista é capaz de prever o que vai acontecer em cada situação distinta de carregamento.

Concurso Travessia 2014-886

 

Dica 5) DIVERSÃO. Divirtam-se em todo esse processo e façam muitas amizades durante o concurso. Nem sempre o resultado final sai como o planejado, portanto o relacionamento com as pessoas deve ser o ponto mais valorizado em todo esse processo, pois é ele, mesmo em meio a uma competição, que dá sentido a tudo que vivenciamos.

Comentário fechado

Curta nossa página no Facebook

Twitter