31 mar

Estudantes da FEI vencem o concurso EDP University Challenge 2010

Aproveitar a circulação das pessoas que passam nas catracas do metrô, dos trens e em portas giratórias de bancos para transformar esse movimento em eletricidade com o uso de gerador de energia limpa foi a ideia dos alunos do Centro Universitário da FEI, vencedora do concurso EDP University Challenge 2010. O concurso foi promovido pela primeira vez no Brasil pela EDP, uma das maiores empresas europeias do setor de energia e a quarta maior do Brasil.

Os alunos da FEI foram premiados com uma bolsa de estudos no valor de R$ 15 mil e um estágio de três meses na sede da EDP no Brasil, com possibilidade de intercâmbio na Europa. O concurso reuniu cerca de 800 estudantes de mais de 20 instituições de ensino superior. A entrega do prêmio aconteceu no último dia 15 na sede da empresa EDP, em São Paulo.

Para participar do concurso, os estudantes foram desafiados a elaborar um plano de marketing. O grupo da FEI, formado pelos alunos Renato Gois Figueiredo, Lucas Rodrigues Lamas e Tatiana da Silva, todos do 3º semestre do curso de Administração, foi além e criou também um plano de comunicação integrada, diferencial que contribuiu para a conquista do prêmio.

Dessa forma, os alunos sugeriram o uso de geradores elétricos baseados em um dínamo (gerador de corrente contínua) nas catracas do metrô, trens e nas portas giratórias de instituições bancárias. A escolha por esses locais se deu pelo fato de serem de intenso movimento de pessoas. “Assim como a água passa pelas turbinas de uma hidrelétrica gerando energia, as pessoas passarão pelas catracas e portas giratórias e terão os seus movimentos transformados em eletricidade. É algo simples e eficiente e que utiliza fonte de energia limpa, o que torna menos dependente o uso de fontes externas de energia”, explica Renato.

No plano, os estudantes também apostaram na ideia de passar a mesma mensagem para os diversos públicos que a empresa se relaciona, como acionistas, investidores, governo, fornecedores, clientes e funcionários, utilizando ferramentas específicas de comunicação. A mensagem escolhida pelo grupo foi “EDP, energia limpa. Bom para o planeta, melhor para você”.

“A nossa intenção é conscientizar todos os públicos que a empresa se relaciona sobre a importância da energia limpa e associar esse conceito à marca EDP. Uma das vantagens do uso da energia limpa é ficar mais independente das fontes externas de energia”, destaca o estudante Renato Gois Figueiredo.

“É muito importante para os alunos da FEI já serem premiados em um concurso tão importante que acaba de ser lançado no Brasil na área da inovação”, destaca o professor e coordenador do curso de Administração da FEI, Edmilson Moraes.

Comentário fechado

Curta nossa página no Facebook

Twitter