05 jan

5 dicas para você estudar melhor

ESTUDAR CAPA

Ao conduzir o evento de integração dos novos alunos do Centro Universitário FEI, o vice-reitor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo Pavanello, comentou que o tempo de estudo antes das provas é muito importante para todos, especialmente por conta do calendário apertado: são seis semanas de aula e, em seguida, as provas.

Neste post, separamos 5 dicas rápidas (e muito úteis) para você estudar melhor, que podem fazer toda a diferença no seu rendimento final, não só para as provas, mas também para o dia a dia. Confira:

1 – Não deixe para depois, revise as matérias da semana no mesmo dia.

Como dito, são poucas semanas de aula antes das provas, portanto, reserve sempre de 30 minutos a 1 hora do seu dia, duas vezes na semana, para rever e treinar os conteúdos que estão sendo ensinados. Repasse os exercícios, escreva resumos e faça anotações curtas.

2 – Defina o melhor horário o dia para estudar.

Há quem prefira estudar tarde da noite. Há quem prefira pela manhã. Às vezes, no meio da tarde entre intervalos de uma atividade ou outra. Avalie qual é o melhor horário, segundo os seus hábitos, para você sentar e estudar com foco e concentração, elementos chaves para um bom rendimento.

3 – Atenção aos dispositivos que tiram a sua atenção.

Atualmente é muito fácil dispersar a atenção por conta de toda conectividade que temos em mãos. No momento de estudar, tenha disciplina e utilize o seu celular/tablet, ou até mesmo o notebook, apenas para consultas de sites ou apostilas virtuais que tenham a ver com o conteúdo que você está revisando. Não deixe as notificações do Facebook ou qualquer outra rede social tirarem o seu foco.

4 – Monte um grupo de estudo.

Essa dica é boa, mas deve ser aplicada com cautela: o grupo não deve ser grande. Quatro é o número ideal. E mais importante ainda, é preciso que todos estejam engajados no mesmo objetivo: estudar e não se distrair. Deixe este último para depois.

Estudar 1

5 – Reescreva o conteúdo.

Segundo especialistas, uma das melhores formas de aprendizado para a nossa mente é reescrevendo o que nos foi ensinado. Mas não no computador, escrever à mão mesmo. Dessa forma, o seu cérebro vai treinar a organizar as informações e como expressá-las adequadamente. Para exercícios de cálculos, refaça os exercícios utilizando outros números.

Dicas anotadas? Então, bom estudo, pois em breve as provas começarão.

Você pode se interessar também por este post: “Como ter um bom rendimento na hora de estudar”

Até o próximo post 😉

05 jan

2018: novo ciclo e novas metas!

1 2018

A meia-noite do dia 1º de janeiro faz uma onda de otimismo cobrir o mundo inteiro. Não importa o local, como ou quando, o hábito é praticamente unânime: desejar que todos tenham um excelente ano novo.

No Centro Universitário FEI, 2018 será um ano promissor. Com a sua visão voltada à inovação, renovação e futuro, a Instituição caminha segundo as megatendências e focada em formar profissionais que serão protagonistas nas próximas décadas, especialistas em solucionar problemas crescentes em nossa sociedade. Uma prova latente desse movimento é o já consolidado Congresso de Inovação, que para este ano promete trazer ainda mais provocações e conhecimentos amplos a todos os alunos. Dentro dos campi, novas instalações, reformas e investimentos em equipamentos têm a missão de levar na prática esse desafio de futuro à toda comunidade FEIana.

2 2018

Falando em futuro, 2018 também será um ano decisivo. Milhares de estudantes darão início às suas vidas universitárias no próximo mês de fevereiro, abrindo suas mentes para um novo mundo. É importante lembrar: quem questiona, evolui! Na outra “ponta”, milhares de alunos terão o desafio de concluir o curso, apresentar seus TCC’s em Engenharia, Administração ou Ciência da Computação, para finalmente fazerem parte de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Não menos importante, os alunos que estão no meio do curso têm, ainda, o desafio de se reencontrar a cada dia, em meio à importantes escolhas da vida acadêmica.

Com tantos desafios em mãos, vale lembrar que as atitudes têm um papel muito importante no decorrer do ano. São 365 novos dias para um recomeço, conquistas e realizações. Queremos sempre fazer parte do sucesso dos nossos alunos.

Feliz 2018!

post-ano-novo-linkedin

02 jan

ENEM 2018: principais informações sobre inscrições e prova

enem

As inscrições para o ENEM 2018 vão começar em maio, porém, essa semana o INEP divulgou o edital com informações importantes aos candidatos. Para facilitar e orientar você, o Blog da FEI separou as informações mais relevantes. Confira abaixo:

Isenção da Taxa de Inscrição: os estudantes da rede pública de ensino, ou que comprovarem ter vulnerabilidade socioeconômica, têm o direito de solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM, que para 2018 custa R$ 82,00. Mas atenção: o prazo para tal pedido é de 02 a 11 de abril, antes mesmo do início das inscrições, datado para maio. O resultado da isenção sairá no dia 23 de abril, na Página do Participante.

Período de Inscrição: as inscrições para o ENEM 2018 começarão às 10h do dia 7 de maio até às 23h59 do dia 18 de maio. O valor da taxa é de R$ 82,00 e o pagamento deverá ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

Confirmação do Local de Prova: essa informação será divulgada em outubro.

Data de Prova: os exames serão aplicados nos dias 04 e 11 de novembro. Para 2018, a grande novidade está em 30 minutos a mais para o segundo dia, que trá 5h30 de duração. A prova desse dia contempla as matérias de ciência da natureza e matemática.

Mais informações e outros detalhes você pode consultar aqui, no site do ENEM. Em breve vamos postar mais conteúdo com dicas do ENEM 2018.

Fique de olho e não se esqueça: você pode utilizar a nota do ENEM no Vestibular da FEI, que oferece vagas para Administração, Ciência da Computação e 8 Engenharias. O próximo processo seletivo acontecerá em junho, com início das inscrições previsto para abril. Você está pronto (a) para Realizar o Novo?

20 dez

A FEI é uma Instituição Amiga do Empreendedor

“Oportunidades não surgem. É você que as cria” – Chris Grosser, fotógrafo.

Blog

As mudanças na sociedade nos últimos 10 anos têm criado novos hábitos e visões, especialmente nos negócios. As gerações atuais são formadas por mentes inovadoras e corajosas, que geralmente não ficam mais do que 5 anos em uma empresa. Mais que se distanciar do ponto eletrônico e rotinas no escritório, esse comportamento expressa uma tendência latente: o empreendedorismo.

O Centro Universitário FEI, referência entre as instituições de ensino por trabalhar a inovação, sustentabilidade e empreendedorismo em seus planos pedagógicos, foi convidado pelo MEC – Ministério da Educação, para integrar o Programa Instituição Amiga do Empreendedor: um projeto que visa apoiar as micro e pequenas empresas, desenvolvendo habilidades e conhecimentos para que cada vez mais elas tenham o sucesso nos negócios, contribuindo para uma sociedade mais justa.

Isso significa que, a partir de agora, um espaço fixo na Instituição será destinado aos profissionais que prestarão o atendimento e treinamento aos microempresários interessados. E claro, esse procedimento também beneficiará os alunos, que contarão com mais uma fonte de conhecimento em suas formações.

Outro grande (e preocupante) motivo da grande busca da população em empreender seu próprio negócio, é o desemprego. De acordo com o professor de Administração da FEI, Edson Sadao, existem 13,5 milhões de desempregados no País, criando-se, então, a necessidade por procurar novas alternativas de suprir o orçamento de casa. Para o Prof. Edson, as instituições de ensino podem receber esses empreendedores e apoiá-los nessa atividade, como a FEI tem feito.

A expectativa para 2018 é de que 500 instituições de ensino façam parte do programa, distribuídas pelo Brasil inteiro, seguindo o exemplo da FEI.

Saiba mais no vídeo abaixo:

14 dez

Cursinho FEI leva oportunidades a jovens do Ensino Médio

Em meados de 2014, um grupo de professores e alunos da FEI se reuniram para dar aulas de reforço a estudantes do Ensino Médio. Aulas de português e matemática eram ministradas semanalmente e, conforme foi passando o tempo, foram se expandido para outras disciplinas, como física, química, história e inglês.

Após um ano de trabalho, o projeto começou a crescer e ganhar um novo direcionamento: proporcionar aos estudantes a oportunidade de obter bons resultados no Vestibular. Nascia, então, o Cursinho FEI.

cursinho 1

Em 2017 foram cerca de 100 inscritos no processo seletivo, para 60 vagas disponíveis. Este número surpreendeu os professores, que seguem animados com a ampliação do programa. Atualmente, além do conteúdo em sala de aula, há diversas atividades extracurriculares no ramo cultural, social e ambiental.

“Além disso, o Cursinho FEI tem também um outro papel: permitir que os nossos alunos (graduandos da FEI) deem sua contribuição para um mundo melhor, para um mundo mais justo e mais humano. ”, completa o Professor Dr. Roberto Baginski, um dos participantes do Cursinho.

No último dia 6 de dezembro, quarta-feira, uma cerimônia foi realizada no campus São Bernardo do Campo, onde cada aluno ganhou um certificado de formatura, dando um passo a mais rumo à vida universitária.

Cursinho 2

“O Cursinho FEI me ajudou muito esse ano, porque aqui eu criei amizades e aprendi a ter maturidade para conseguir passar no vestibular e aprender o fundamental. ”, comenta Bruno Zanchetta, aluno do Cursinho FEI aprovado no Vestibular para jornalismo.

Conheça mais sobre o Cursinho FEI no vídeo abaixo:

Para ficar por dentro do projeto, acesse a Fan Page deles clicando aqui.

Até o próximo post 😉

Top posts

Curta nossa página no Facebook

Twitter