11 jan

Cinco filmes para assistir nas suas férias

Post

O tempo livre nas férias é uma boa oportunidade para colocar filmes e séries em dia. Para quem gosta de cinema, o Blog da FEI separou cinco filmes muito interessantes que trazem noções de engenharia, liderança, trabalho em grupo, negócios e empreendedorismo. Todos estes filmes estão disponíveis no catálogo da Netflix. Confira as dicas:

Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e é faxineiro do MIT, revela-se um gênio da matemática ao resolver um desafio quase impossível lançado por um professor da universidade aos seus alunos.

genio-indomavel-matt-damon

De Volta para o Futuro

Um clássico que traz interessantes conceitos de física, espaço e tempo. O filme conta a história do adolescente Marty McFly, que é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errada. Lá, ele conhece as versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, caso contrário, ele deixará de existir. O filme, na verdade, é uma trilogia à qual uma das viagens traz o jovem para 21 de outubro de 2015.

Dev volta para o futuro

Piratas do Vale do Silício

A história de dois gigantes: como Bill Gates e Steve Jobs, co-fundadores da Microsoft e da Apple, respectivamente, mudaram a forma das pessoas se comunicarem através das duas maiores empresas de informática do mundo.

piratas

Walt antes de Mickey.

Este filme retrata os primeiros anos da carreira do desenhista que criou o personagem mais famoso do mundo: Mickey Mouse. Veja os obstáculos, desafios e superação enfrentados pelo então jovem Walt, responsável por simplesmente fazer o mundo todo acreditar que sonhos podem virar realidade. Para quem pensa em empreender, esse filme é uma ótima pedida!

Walt

O Jogo da Imitação

Interpretado por Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), este filme consta a história real de Alan Turing, cientista britânico que, secretamente, foi responsável por criar uma máquina para decifrar importantes códigos durante a 2ª Guerra Mundial. Inclusive, estudiosos apontam que esse foi o motivo da queda de grandes líderes da época, como por exemplo, Adolf Hitler. Se você ama história e tecnologia de época, esse filme traz essas duas combinações.

jogo

Dicas anotadas? Então, prepare a pipoca e boa sessão ?

01 jan

5 séries que todo Engenheiro deve assistir

Seja formado ou estudante de Engenharia, a vida do profissional dessa área é cercada de desafios, decisões importantes, muita matemática e pensamento estratégico. A poucas semanas do início das aulas, o Blog da FEI separou 5 dicas de séries que todo Engenheiro deve assistir – e aprender muito também! Prepare-se para conhecer (ou relembrar) histórias marcantes.

1 – Breaking Bad

1

A nossa primeira dica é uma das séries mais premiadas (e bem faladas) dos últimos anos. E tal conquista não é para menos. Na trama de Breaking Bad, o professor de química Walter White (Bryan Castel) é diagnosticado com câncer no pulmão, estágio III, se vendo em um dilema: como salvar financeiramente sua família antes de sua morte. Para isso, ele resolve utilizar seus conhecimentos e visão estratégica em caminhos perigosos, que acabam impactando muito mais do que ele planejava.

2008 – 2013

Temporadas: 5 (série completa)

Disponível no catálogo da NETFLIX

2 – Prison Break

2

A série Prision Break tem o poder de deixar qualquer espectador hipnotizado pelo desenvolvimento de sua história. Se você se interessa por engenharia civil, então, vai gostar ainda mais! Na trama, que envolve fortes relações familiares, o alto Q.I do personagem Michael Scofield (Wentworth Miller) se une aos seus conhecimentos em engenharia civil para descobrir uma rota de fuga das prisões americanas e internacionais, provando assim a sua inocência e de seu irmão.

2005 – 2017

Temporadas: 5

3 – Elementary

3

Entre no clima de investigação e solução de enigmas com essa série, que apresenta uma versão contemporânea do famoso Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller), vivendo em Nova Iorque. Observação, raciocínio lógico e criatividade são as chaves que acompanham seu dia a dia. Vale a dica!

2012 – Presente

Temporadas: 5

Disponível no catálogo da NETFLIX

4 – Dr. House

4

Você pode estar se perguntando: o que uma série de médico tem a ver com Engenharia? Neste caso, o raciocínio lógico e verdadeiros enigmas. Essa é a realidade vivida pelo Dr. House (Hugh Laurire), que é conhecido por ser mal-humorado e sarcástico no hospital que trabalha, porém, com qualificações profissionais que o torna único. Vale assistir, a série é um clássico!

2004 – 2012

Temporadas: 8

Disponível no catálogo da NETFLIX

5 – The Big Bang Theory

5

Para fechar a nossa lista, uma boa (e muito inteligente) comédia! A série The Big Bang Theory traz a história de um grupo de amigos, brilhantes físicos e cientistas, dividindo o mesmo apartamento. Dentre diversos conceitos de física, química e boas doses de humor inteligente, os jovens têm a vida impactada quando uma nova vizinha – e bem desligada para as suas especialidades, chega para conviver com eles.

2007 – Presente

Temporadas: 11

Se você conhece outra séries que têm abordagens e ensinamentos interessantes, indique para nós nos comentários! Até o próximo post 🙂

Veja também: 5 filmes para assistir nas férias!

Tweet_Campus

 

11 jul

Os benefícios da leitura

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede” – Carlos Drumond de Andrade – Poeta, contista e cronista brasileiro.

leitura

Ler é um hábito que traz benefícios múltiplos ao ser humano. Faz bem para a saúde física e, mais ainda, para a mente.

Através da leitura é possível desenvolver a criatividade, o estímulo à imaginação, aumentar o vocabulário e, naturalmente, melhorar a escrita. No geral, ler é aumentar os conhecimentos, logo, é evoluir.

Essas características são fundamentais para a formação profissional e pessoal. Um bom poder de comunicação verbal, escrita ou falada, constrói um indivíduo mais bem preparado para os desafios do dia a dia, além de deixá-lo mais questionador sobre o mundo. Quem questiona, também evolui.

Na era digital em que vivemos, é comum encontrarmos pessoas que não trocam a tela touch do celular por livros, questão de hábito e preferência. Mas a boa notícia é que podemos usar essa tecnologia em prol, também, da leitura.

leitura 3

Separamos 4 dicas básicas, mas muito úteis, para você tornar a leitura um hábito diário. Confira:

Ler no Celular: se você não se acostuma com a ideia de andar com livros na mochila ou embaixo do braço, adote o hábito de ler no celular ou dispositivos similares, como tablets, por exemplo. Hoje em dia temos disponíveis diversos aplicativos próprios para leitura, alguns com livros grátis, inclusive. É o caso do Google Livros, aplicativo que já vem instalado nos celulares com sistemas Android.

Compartilhe a Leitura: ler boas histórias, como bem sabemos, nos leva a lugares incríveis e a um mundo novo, tudo dentro da nossa mente. Mas não fique somente lá. Compartilhe essas histórias e suas experiências de leituras com amigos, certamente será uma troca enriquecedora. Novamente, a era digital é uma grande aliada nesse aspecto, pois, é possível utilizar redes sociais como o Skoob, que reúne leitores e escritores e permite trocar informações sobre leitura.

Meta Diária: estipule uma meta de acordo com o seu ritmo de leitura e disponibilidade de tempo. Se você julga que tem 15 minutos para ler, dedique-se. Se você julga ter 30 minutos ou mais, dedique-se também. Pode ser interessante definir o número de páginas a serem lidas, começando com números baixos se você não tem o hábito. Por exemplo: cinco páginas por dia. Aos poucos você vai aumentando essa meta, o importante é não parar.

Avalie a sua Preferência: a melhor maneira de incentivar a leitura é escolhendo temas do seu interesse. Você se envolve com a história e não percebe o tempo passar enquanto lê. Há tanto gênero à disposição: aventura, drama, ficção, suspense, além de outros tipos, como, documentários, biografias e histórias do passado.

leitura 2

Dicas anotadas? Então, comece hoje mesmo e boa leitura. 🙂

29 jun

Cinco locais turísticos em São Paulo para visitar nas férias

Após um semestre inteiro de estudos e dedicação, as férias chegaram trazendo respiro para todos os FEIanos. É tempo de sair da rotina, conhecer novos lugares e experiências. Essas vivências, mesmo que sejam simples, trazem diversos benefícios para a mente e o corpo, recarregando as energias para iniciar um novo ciclo com empenho e dedicação.

Um fator importante ligado ao descanso é o nível de criatividade. Você alguma vez já conseguiu ter ideias novas e/ou encontrar soluções com a mente exausta por meses de estudo/trabalho? Certamente não. A nossa veia criativa não funciona quando estamos cansados. As ideias surgem de novas experiências e referências. E qual o melhor período para isso? Sim, justamente: as férias 😀

Apesar da fama de selva de pedra, você sabia que São Paulo possui belíssimos parques e locais turísticos que fogem desse conceito de cidade cinza? O Blog da FEI separou cinco desses locais que possuem um visual relaxante e muita história para contar. Confira:

1. Parque da Água Branca

Parque da agua branca

Localizado na Zona Oeste de São Paulo, esse parque possui uma beleza natural extravagante. É ideal para atividades físicas ao ar livre, descanso, leitura de livros e piqueniques. Você ainda pode encontrar cisnes e filhotes de aves andando calmamente pelo ambiente. Vale a visita!

Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Segunda a domingo, das 5h às 20h
Entrada Gratuita

2. Solo Sagrado

solo sagrado

Visitar o Solo Sagrado faz você sentir como se estivesse fora de São Paulo. O local, construído em 1945 para ser um protótipo do Paraíso Terrestre, possui 300 mil m² de jardins com paisagismo, cachoeiras artificiais, árvores e espaço para caminhadas. Mas atenção: as visitas neste parque acontecem somente na 4ª semana do mês e, para grupos com mais de 15 pessoas, é necessário agendar. Portanto, programe-se!

Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande
Quinta a domingo, das 7h30 às 15h (apenas na quarta semana do mês)
Entrada Gratuita

3. Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca

Você certamente já ouviu falar sobre ela, mas como muitas pessoas, nunca visitou. A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe as principais exposições que chegam à cidade, além das mostras permanentes que ocupam o espaço. Todo esse belo patrimônio cultural está localizado ao lado da Estação da Luz, região de fácil acesso.

Praça da Luz, 2 – Luz
Quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h)
Entrada gratuita aos sábados. Demais dias R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada)

4. Museu da Imigração

imigra

Este museu possui e preserva a história de todas as pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes. Ao andar pelas dependências você pode conferir cartas da época, documentos, objetos e acessórios vindos de diferentes países. É possível também visitar a desativada estação de trem onde era feito o desembarque dos imigrantes, além de poder consultar os nomes das pessoas através de uma plataforma digital. Já imaginou consultar o seu sobrenome e, de repente, encontrar familiares? Sim, é possível. Vale a visita!

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
Terça a Sábado, das 9h às 17h; Domingo, das 10h às 17h
Gratuito aos sábados. Demais dias R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

5. Jardins do Museu do Ipiranga

ipiranga

O Museu do Ipiranga é, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo. Atualmente não é possível visitar o museu, ele está fechado para reforma desde 2013, com previsão de abertura apenas para 2020. Porém, a boa notícia é que os belos jardins estão disponíveis e rendem boas fotos, momentos de descontração e lazer. O amplo espaço conta com fontes, árvores e plantas ornamentadas.

Av. Nazareth, S/N – Ipiranga
Diariamente, das 05h às 22h
Entrada Gratuita

Dicas anotadas? Então, aproveite as férias e bom passeio!

Veja também:

10 livros da Biblioteca da FEI para ler nessas férias

5 filmes para assistir nas suas férias

Fotos: Pinterest

01 jun

17º Torneio Colegial agitou alunos do ensino médio

post_torneio colegial

17º Torneio Colegial na FEI

Foco, treino, espírito de equipe e competições emocionantes tomaram conta da FEI entre os dias 29 de maio e 03 de junho, durante o 17º Torneio Colegial.

Incentivar os jovens à prática do esporte é indispensável em suas formações educacionais. É desenvolver em cada um as técnicas sociais e comunicativas muito utilizadas na vida acadêmica e profissional. A FEI apoia essa ideia e, por isso, organiza anualmente o Torneio Colegial, evento que reúne escolas do ensino médio da Grande São Paulo em torneios emocionantes com direito a pódio, troféus e medalhas.

Organizado pelo CVDRL (Centro de Vivência Desportiva, Recreação e Lazer da FEI), o Torneio Colegial é realizado no complexo de esportes da FEI, formado por: campo de futebol, quadras poliesportivas, ginásio coberto com capacidade para até 2.500 pessoas e uma piscina semiolímpica, com arquibancada para até 800 pessoas.

Abertura 2

Quadras, campo de futebol e piscina semiolímpica da FEI

A 17ª edição do Torneio Colegial contou com a participação de 14 escolas, públicas e privadas, nas modalidades:

Basquete – Masculino e Feminino

Handebol – Masculino e Feminino

Futsal – Masculino e Feminino

Futebol – Masculino

Voleibol – Masculino e Feminino

Natação – Masculino e Feminino

Todas as manhãs o cerimonial de abertura foi realizado com desfile das delegações, hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Também houve o juramento dos atletas e a entrada da tocha olímpica, que permaneceu acesa durante todas as partidas.

Abertura

Cerimonial de Abertura do 17º Torneio Colegial

Durante os jogos, a emoção tomou conta! Na arquibancada as torcidas de cada escola acompanharam cada jogada com olhares concentrados e gritos de apoio aos colegas em quadra. Cada minuto de sufoco e emoção foi bem recompensado ao fim do dia com a premiação realizada para as equipes vencedoras, que receberam as medalhas e troféus pelos resultados conquistados. A alegria entre os jovens foi contagiante.

Fotos jogos

Competição de voleibol no 17º Torneio Colegial

O coordenador do CVDRL, Nelson Aparecido Tuono, comentou ao Blog da FEI sobre a importância da realização do torneio na FEI:

“Nós abrimos o espaço da FEI para as escolas e alunos do ensino médio. É uma maneira de incentivar a prática e o desenvolvimento do esporte, além de ser porta de entrada para muitos adolescentes conhecerem a faculdade”.

Nós do Blog da FEI parabenizamos todos os alunos e professores das escolas participantes. Coragem, dinamismo e trabalho em equipe são virtudes para todo ser humano, dentro e fora das quadras.

 

 

 

Top posts

Curta nossa página no Facebook

Twitter