Segurança da Informação é tema de fórum para gestores de instituições de ensino Reviewed by Momizat on . [caption id="attachment_9978" align="alignleft" width="410"] Ao centro, Prof. Dr. Fábio do Prado e reitores de outras IES.[/caption] Nos últimos anos, 'Seguranç [caption id="attachment_9978" align="alignleft" width="410"] Ao centro, Prof. Dr. Fábio do Prado e reitores de outras IES.[/caption] Nos últimos anos, 'Seguranç Rating: 0

Segurança da Informação é tema de fórum para gestores de instituições de ensino

Ao centro, Prof. Dr. Fábio do Prado e reitores de outras IES.

Nos últimos anos, ‘Segurança da Informação’ tem sido o desfio constante dos profissionais de TI – Tecnologia da Informação, principalmente em um mundo cada vez mais digitalizado e conectado. Mas essa não deve ser uma preocupação apenas desses profissionais, e muito menos só de bancos e multinacionais, mas também de instituições de ensino, segundo avaliação de diretores da Cisco – Líder mundial em TI – e reitores de instituições de ensino, entre eles o reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado, durante o I Fórum Cyber Security em Educação, realizado no GEduc 15 anos, um dos mais renomados congressos de gestão educacional do Brasil, recentemente, em São Paulo.

Pouco discutido e divulgado, os ataques cibernéticos em sistemas de instituições de ensino do mundo inteiro têm crescido exponencialmente nos últimos anos, a ponto de já estar ranqueado em segundo lugar como alvo preferido de ataques de hackers.

Para o diretor da Cisco Security, Ghassan Dreibi Junior a vulnerabilidade nos sistemas das instituições é a grande causa dos ataques, por isso a insistência em provocar os gestores das IES a colocarem nas agendas de discussões internas a questão da Segurança da Informação. “Esses ataques não podem mais ser negligenciados pelas instituições de ensino, pois, quanto mais informatizamos nossos sistemas e mais nos colocamos nas dependências dessas tecnologias, mais plataformas surgem para a ação dos invasores, por isso a importância dessa discussão”, destacou o especialista da Cisco.

O reitor da FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado, agradeceu a oportunidade de estar participando de uma discussão que envolve um tema tão importante, mas que até então muito incipiente aos gestores das IES, justamente pela falta de informação e de alertas como os que os representantes da Cisco apresentaram no Fórum.

Segundo o reitor, o tema passa da visão acadêmica para a estratégica, pois, a geração do conhecimento – que existe para criar pontes por meio das pesquisas, projetos e estudos que são compartilhados nas páginas das instituições de ensino – fica ameaçada com essa preocupação, pois, levará as IEs a restringirem cada vez mais essa troca de conhecimento. “De uma acerta forma esses ataques são importantes para que as instituições e todos os seus integrantes estejam preparados e atentos a essas ameaças. Precisamos nos inteirar cada vez mais sobre o tema e provocar a discussão em fórum maiores, pois tenho certeza que ainda existem muitas outras instituições que não tem conhecimento sobre o tema”.

InfoFEI - Informativo do Centro Universitário FEI