Eventos e Realizações Acadêmicas – InfoFEI – Sua fonte de informações e notícias da FEI
Eventos e Realizações Acadêmicas Reviewed by Momizat on . Durante o ano o Centro Universitário FEI participou e promoveu diversos eventos nacionais e internacionais entre palestras, congressos, seminários, simpósios e Durante o ano o Centro Universitário FEI participou e promoveu diversos eventos nacionais e internacionais entre palestras, congressos, seminários, simpósios e Rating: 0

Eventos e Realizações Acadêmicas

Durante o ano o Centro Universitário FEI participou e promoveu diversos eventos nacionais e internacionais entre palestras, congressos, seminários, simpósios e competições, que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento do currículo acadêmico dos alunos e professores. Além desses a Instituição também marcou presença em outros eventos externos, entre congressos, seminários, simpósios de pesquisa, solenidades e feiras de vestibular. Confira !


FEI realiza 2ª edição do Congresso de Inovação – Mega Tendências 2050

Com o tema “A Cidade e o Campo Inteligentes, para uma melhor qualidade de vida”, a FEI realizou em outubro, a segunda edição do Congresso de Inovação – Megatendencias 2050, evento que tem como objetivo estimular alunos a pensarem soluções para problemas futuros. Importantes nomes da Indústria, academia, jornalismo, política e agronegócio se revezaram para falar sobre as Megatendências 2050 e a importância em debater temas do futuro – como a utilização da tecnologia para integrar a cidade e o campo – e se antecipar na criação de soluções. Acesse o site e confira o conteúdo do evento: http://www.fei.edu.br/congressodeinovacao


.
FEI recebe visita de Superior Geral da Companhia de Jesus

O Centro Universitário FEI teve o prestígio de receber em outubro, no campus São Bernardo do Campo, a visita do Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa. A comunidade feiana se sentiu honrada e abençoada por ter sido uma das escolhidas para receber a presença do Padre Arturo. Durante a visita, o Superior Geral da Companhia de Jesus falou à comunidade sobre os desafios e oportunidades para a universidade jesuíta face às novas tendências da sociedade, enaltecendo o compromisso com a democracia.

.


FEI sedia IV edição do Simpósio Brasileiro de Dinâmica de Sistemas

O Centro Universitário FEI realizou em outubro, no campus São Paulo, o Simpósio Brasileiro de Dinâmica de Sistemas, evento que tem como objetivo incentivar atividades profissionais, científicas e de treinamento, além de fomentar a capacitação técnica e o intercâmbio de conhecimento. A Dinâmica de Sistemas é uma técnica desenvolvida originalmente nos anos 1960 por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e busca entender o comportamento de sistemas complexos, característicos nas organizações humanas. Esse conceito pode ser aplicado em cidades, empresas e sistemas de saúde. “A ideia da dinâmica de sistemas é ver como as coisas se relacionam e prever como seria o comportamento delas a partir de diferentes cenários”, afirma o professor doutor Edmilson Alves de Moraes, do Departamento de Administração.


.

FEI apresenta programa “Instituição Amiga do Empreendedor”

O Centro Universitário FEI apresentou, no início de Dezembro, no campus São Paulo, o programa Instituição Amiga do Empreendedor. O projeto, que é coordenado por representantes do Ministério da Educação, instituições de ensino superior, entre outras entidades, tem como objetivo fomentar a profissionalização dos empreendedores, como também ampliar suas habilidades e conhecimentos para que possam se aperfeiçoar e, por fim, aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios. A FEI, Instituição referência na área de Empreendedorismo no Brasil, por intermédio da ANGRAD, participou das reuniões de construção do projeto junto ao MEC, contribuindo com a visão estratégica que a Instituição tem sobre o empreendedorismo. Pelo protagonismo na idealização e incentivo do Programa o Centro Universitário FEI recebeu do MEC o selo de Instituição Amiga do Empreendedor..


FEI participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sempre realizada no mês de outubro, sob a coordenação do MCTIC, a Semana tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. Em 2017 a FEI promoveu uma série de eventos que contribuíram para a programação da SNCT. Foram 7 atividades realizadas pelo IPEI e a AGEFEI – entre palestras, workshops, seminários, algumas dessas inclusive com a participação de profissionais renomados da indústria.


.
IPEI realiza palestra sobre a indústria global de Biotecnologia com 
especialista internacional

“Os desafios e oportunidades para a indústria de biotecnologia no Brasil” foi o tema abordado durante o IPEI InFoco, no início de novembro, por Michael S. Rosen, Presidente do Conselho do Center for Healthcare Innovation, membro do Conselho da Universidade de Haifa e vice-presidente sênior da Câmara de Comércio Estados Unidos-Israel.


FEI Portas Abertas recebe mais de 4 mil visitantes

A nona edição do evento, realizado em maio, teve recorde de inscritos. Cerca de 4.500 pessoas, entre estudantes, professores, familiares e ex-alunos, participaram de mais de cem atividades, como workshops, experiências em laboratórios, oficinas e diversos exercícios interativos, relacionados aos cursos de engenharia, administração e ciência da computação, tudo com o objetivo de despertar nos estudantes o encanto pela ciência, tecnologia, inovação e gestão.


Inovação no setor têxtil é tema de evento realizado na FEI

A quinta edição da Contexmod, reuniu no campus da FEI em São Paulo, no mês de abril,  pesquisadores e especialistas das áreas de tecnologia têxtil e moda para discutir os desafios e novidades do setor. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT), em parceria com o Centro Universitário FEI e a Universidade de São Paulo (USP). Além de ser um novo espaço de discussão e difusão científica numa área do conhecimento que está se consolidando nas universidades brasileiras, o evento busca integrar a indústria têxtil à de moda – duas áreas codependentes, mas com peculiaridades muito próprias de suas atividades.


.
FEI desafia estudantes a construírem pontes com barbante e palitos de sorvete

O Centro Universitário FEI realizou, no mês de novembro, a 9ª edição do Concurso Travessia, desafio no qual as equipes têm que projetar e construir uma ponte no prazo de 4 horas, utilizando palitos de sorvete, cola e barbante. A competição é uma oportunidade de aproximar os alunos do ensino médio com as disciplinas do curso, graduandos e professores.

.


Feira de Empreendedorismo incentiva o desenvolvimento de novos projetos

Para promover contato direto dos alunos com o mercado de trabalho e incentivá-los a pensar em soluções criativas e inovadoras, foi realizada, em novembro, no campus São Paulo do Centro Universitário FEI, a Feira de Empreendedorismo, evento que acontece semestralmente. Em sua 22ª edição, a Feira foi dividida em dois segmentos. O primeiro abordou novos negócios e contou com apresentações de projetos de alunos do curso de Administração a avaliadores externos das áreas de Investimento e Empreendedorismo. Já o segundo teve o foco em trabalhos de sistemas de informação, com destaque para aplicativos para smartphones..


Alunos da FEI apresentam seus projetos de iniciação no VII SICFEI

A sétima edição do Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica, Didática e de Ações Sociais de Extensão do Centro Universitário FEI (VII SICFEI), realizado em setembro, mostrou que os alunos têm se interessado por atividades extracurriculares, ampliando seu conhecimento além das salas de aula. O encontro, realizado anualmente, é voltado para alunos de graduação da FEI que tenham bolsas de Iniciação e visa introduzir o estudante na prática de apresentação de seus projetos de pesquisa desenvolvidos em diversas áreas de conhecimento. Os trabalhos foram avaliados por professores da FEI e convidados de outras instituições. Cinco trabalhos foram premiados: três de Iniciação Científica e Tecnológica, um de Iniciação Didática e um de Iniciação de Ações Sociais de Extensão.


FEI recebe mais de 800 estudantes em eliminatória da Olimpíada Brasileira de Robótica

Em setembro, no campus de São Bernardo do Campo, o Centro Universitário FEI foi sede de mais uma etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. Considerada um dos maiores eventos de robótica do Brasil e da América Latina, a Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para alunos de escolas públicas e privadas e reúne mais de 100 mil estudantes de todo o país e mais de 3 mil equipes competidoras em todos os estados brasileiros. Em 2017 a FEI sediou duas etapas da OBR – regional e estadual.


.
Fórmula FEI é destaque em evento sobre veículos elétricos

Como referência em design e inovação, o Fórmula FEI Elétrico esteve em exposição no 13º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, em setembro, no Expo Center Norte (SP). No evento, a equipe FEI também apresentou o projeto do veículo, junto às tendências mundiais da Mobilidade Elétrica de olho no cenário internacional entre 2020 e 2035. O piloto brasileiro Lucas Di Grassi, atual campeão mundial da Fórmula E, esteve com a equipe Fórmula FEI e conheceu o  veículo elétrico, projetado e desenvolvido por alunos para competições nacionais e internacionais.

.


 FEI marca presença na Feira Guia do Estudante

Com uma estande totalmente interativo e com diversas atividades, o Centro Universitário FEI levou para o evento projetos, jogos, atividades interativas como o Boliche de Concreto e o FEI Escape (sala de realidade virtual), além de atendimento com apresentações dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia, e duas palestras. Durante os três dias do evento, realizado em setembro, o estande da FEI recebeu aproximadamente 6 mil visitantes.


Feira de recrutamento aproxima alunos do mercado de trabalho

Conectar alunos e empresas é o principal objetivo do Recruta FEI, evento realizado anualmente pela empresa Junior da FEI e, que na edição de 2017, realizado em agosto, contou com a presença de mais de 24 empresas nacionais e multinacionais, dentre elas Telefônica, Citibank, Atlas Schindler, Deloitte, Ford, GE, Itaú, Accenture, Honda e General Motors, que apresentaram aos alunos oportunidades de estágio e trainee. Foram mais de seis mil alunos da Instituição que visitaram o Recruta FEI, que contou este ano também com um espaço diferenciado para aproximar ainda mais os alunos das empresas: o Espaço Conexão, um local especial para mini-palestras, bate-papos e análises de currículo.


Executivo da SAE Brasil realiza palestra na FEI

A SAE Brasil, maior associação de Engenharia da Mobilidade do País, esteve na FEI em agosto para uma palestra instrutiva com dicas para ajudar na carreira profissional dos alunos da FEI. A palestra foi conduzida por Plínio Cabral Jr, Diretor Regional da SAE Brasil e de Operações da GM, para alunos e ex-alunos da Instituição. O evento também foi uma oportunidade para os alunos integrantes dos projetos Baja, Fórmula, Aero falarem sobre os projetos que participam das competições realizadas pela SAE.


FEI recebe palestrantes internacionais em evento sobre Microeletrônica

Mais que teoria e prática, alunos do Centro Universitário FEI contam frequentemente com palestrantes internacionais que enriquecem suas formações. No mês de maio, Antonio Cerdeira e Magali Estrada, professores renomados mundialmente no meio cientifico, realizaram uma palestra na FEI sobre dispositivos ópticos e componentes eletrônicos, abordando temas atuais e tendências de mudanças para o futuro.


.

Indústria 4.0 é tema de palestra realizada por especialista alemão

Alta produtividade, economia e qualidade são algumas das características da Indústria 4.0. Esse assunto foi o tema da palestra realizada em maio, pelo especialista internacional em automação da indústria, Dr. Elmar Büchler, para alunos do Centro Universitário FEI.

.


Executivas da Scania falam sobre os desafios da mulher na engenharia

Em março, no Dia Internacional da Mulher, o Centro Universitário FEI teve a honra de receber no campus da Instituição, em São Bernardo do Campo, três executivas da Scania Latin America para compartilhar com os alunos um pouco de suas trajetórias como profissionais e principalmente sobre os desafios da mulher na engenharia. Em um auditório lotado, a maioria alunas, Renata Perucci Ferito – Sales Management Director; Roberta Serra Negra – Gerente Executiva da Fábrica de Cabinas, e Suzana Martin – Gerente Executiva da Fábrica de Motores – abordaram diversos temas que envolviam a carreira, maternidade e preconceito; pautas que fizeram parte do dia a dia das executivas.


Coordenadores da CAPES realizam palestra na FEI.

O Centro Universitário FEI recebeu no mês de março, no campus de São Bernardo do Campo, o Prof. Dr. Murilo Araujo Romero – Coord. da Àrea de Engenharias IV e o Prof. Dr. Reinaldo Giudici – Coord. de Avaliação de Engenharias II – ambos da CAPES – para falarem sobre “As Perspectivas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia no Brasil”, durante a Aula Magna dos cursos de Mestrado e Doutorado de Engenharia da FEI. A aula foi uma grande oportunidade para os novos alunos se atualizarem do cenário nacional em relação a produção científica e o papel da indústria como agente fundamental para o crescimento dessa produção.


.
Especialista em Engenharia Geotécnica realiza palestra na FEI

O Dr. Nelson Aoki, renomado Engenheiro Civil, realizou em setembro uma palestra para alunos e ex-alunos da Instituição, onde o tema explorado foram as  inovações na prática da Engenharia Geotécnica.

.


Professores e colaboradores da FEI se preparam para implantação da nova cultura de inovação no ensino superior da Instituição

O corpo docente, administrativo e operacional do Centro Universitário FEI participaram durante o ano, de um treinamento sobre ‘Cultura de Inovação e o Processo Criativo’. O Treinamento tem como objetivo capacitar os participantes em relação às práticas pedagógicas para inovação com foco nas soluções de problemas mal estruturados e grandes temas sociais complexos, que exigem uma abordagem criativa, articulada e integrada às demandas de indústrias e de serviços de alta intensidade tecnológica. O treinamento é uma das etapas da Plataforma de Inovação FEI.


FEI é indicada para compor comissão da CAPES

O Vice-Reitor de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Marcelo Pavanello foi indicado pelo FOPROP (Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação) para compor a comissão integrante do Seminário “A Avaliação da Pós-graduação Brasileira”, realizado em março. O Seminário, que tinha como foco a “Avaliação do Ensino Superior”, foi realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e contou com a participação de 52 Pró-Reitores de instituições de todo o Brasil, além de membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).


FEI integrará comitê do Inovar-Auto

A convite do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o coordenador do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI, Prof. Dr. Renato Camargo Giacomini, fará parte do Comitê de Auxílio Técnico do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), um regime automotivo do Governo Brasileiro que tem como objetivo a criação de condições para o aumento da competitividade no setor automotivo produzir veículos mais econômicos e seguros, investir na cadeia de fornecedores, em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores.


FEI integra comissão da MEI

O Reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado foi convidado para compor o Grupo de Trabalho para definir parâmetros para o fortalecimento das Engenharias, conduzido pela MEI- Mobilização Empresarial Pela Inovação e MEC – Ministério da Educação. MEI é um movimento que visa a estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação por meio da interlocução construtiva e duradoura entre a iniciativa privada e o setor público.


Reitor do Centro Universitário FEI é nomeado vice-presidente da AUSJAL

Durante a XX Assembleia Geral da AUSJAL – Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, realizada em maio, na Universidade Católica de Pernambuco, os reitores das universidades que fazem parte da AUSJAL, além de discutirem as novas prioridades do plano 2018-2023, também elegeram os novos membros do Conselho de Administração da AUSJAL para o período 2017-2019. O Reitor do Centro Universitário FEI, Prof. Dr. Fábio do Prado, foi eleito segundo vice-presidente da AUSJAL, em que será responsável por toda a região do Brasil.


 .
Representantes do IPEI participam como coautores de livro sobre gestão em NITs

O diretor do IPEI e coordenador da AGFEI – Prof. Dr. Vagner Bernal Barbeta – e o analista de projetos da AGFEI – Leandro Rodrigues da Silva, participaram como coautores do livro “Inovação em Rede: Boas Práticas de Gestão em NITs – Núcleos de Inovação Tecnológica”, um livro que é resultado do trabalho em conjunto de 14 instituições integrantes da rede Inova São Paulo, da qual a AGFEI faz parte. No livro, que aborda diferentes dimensões e perspectivas sobre Nits, os representantes da FEI falaram no capítulo 12 sobre “Comunicação e Marketing para o Núcleo de Inovação Tecnológica”. O livro pode ser baixado como e-book gratuitamente: http://inovasaopaulo.org.br/livro/

..


FEI visita o Vale do Silício 

Representados pelo reitor Prof. Dr. Fábio do Prado e o diretor do IPEI e coordenador da AGFEI, Prof. Dr. Vagner Barbeta, o Centro Universitário FEI foi uma das instituições que visitaram o Vale do Silício, nos EUA, no início de outubro. A Visita é parte do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação – Vale do Silício, promovido pelo CNI/MEI –Mobilização Empresarial pela Inovação em parceria com US Council on Competitiveness. A visita tinha como objetivo conhecer os Centros de PD&I, Empresas inovadoras e Aceleradoras de Startups buscando conhecer o seu modo de operação, e formas de cooperação e negócios conjuntos.


Segurança da Informação é tema de fórum para gestores de instituições de ensino

Reitores de instituições de ensino, entre eles o Prof. Dr. Fábio do Prado, reitor do Centro Universitário FEI, participaram do I Fórum Cyber Security em Educação, realizado em março no GEduc 15 anos, um dos mais renomados congressos de gestão educacional do Brasil, em São Paulo. O Fórum teve como objetivo alertar os gestores educacionais sobre a importância de investir cada vez mais em “Segurança da Informação”, face aos ataques cibernéticos em sistemas de instituições de ensino do mundo inteiro que têm crescido exponencialmente nos últimos anos, a ponto de já estar ranqueado em segundo lugar como alvo preferido de ataques de hackers.


FEI apresenta Célula de Manufatura em evento internacional de automação industrial

O Centro Universitário FEI esteve presente na ExpoMafe 2017 (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial), em maio, onde apresentou uma Célula de Manufatura que produz um porta-celular personalizado, acoplado a um dispositivo que amplifica mecanicamente o som do aparelho. Além dos professores Fábio Lima e Alexandre Augusto Massote, da Eng. de Produção, e Rodrigo Filev Maia, da Ciência da Computação; outros três alunos representaram a FEI no evento.


CEO da Evonik visita a FEI e ressalta a importância da Inovação

O Centro Universitário FEI recebeu em agosto o CEO de uma das empresas da área química mais inovadoras do mundo – a Evonik. Weber Porto, engenheiro químico formado pela FEI, retornou ao campus da Instituição durante o IPEI InFoco para compartilhar com os alunos e corpo docente; princípios e caminhos da Inovação, uma prática tão importante e necessária nos dias atuais para fazer o País crescer. “A FEI sempre foi uma Instituição que esteve à frente das outras no que diz respeito a autonomia, capacidade de inovar e de se destacar. É meu dever, como ex-aluno, mostrar a esses alunos como essas premissas me ajudaram a ter êxito na carreira”.


FEI recebe executivo da SAE

O Centro Universitário FEI recebeu em agosto, no campus da Instituição em São Bernardo do Campo, o Diretor Regional da SAE Brasil – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – para uma palestra direcionado aos alunos sobre desenvolvimento de carreira a partir de projetos como Fórmula, Baja e AeroDesign.

InfoFEI - Informativo do Centro Universitário FEI