Cooperações / Convênios Firmados Reviewed by Momizat on . Brasil e Comunidade Europeia pesquisarão juntos biocombustíveis avançados O Centro Universitário FEI será uma das instituições brasileiras que integrarão um gru Brasil e Comunidade Europeia pesquisarão juntos biocombustíveis avançados O Centro Universitário FEI será uma das instituições brasileiras que integrarão um gru Rating: 0

Cooperações / Convênios Firmados

biodiselBrasil e Comunidade Europeia pesquisarão juntos biocombustíveis avançados

O Centro Universitário FEI será uma das instituições brasileiras que integrarão um grupo de pesquisa para o desenvolvimento de biocombustíveis avançados, o projeto BioValue; que tem como proposta o desenvolvimento de novos sistemas agrícolas, considerando a diversificação de culturas e resíduos lignocelulósicos para a produção de biocombustíveis; logística e processos de conversão eficientes para as biomassas, incluindo as rotas bioquímicas e termoquímicas; avaliações integradas da sustentabilidade técnica, econômica, ambiental e social das cadeias de valor. O projeto BioValue, proposto pelo consórcio brasileiro, está alinhado ao consórcio parceiro europeu – BECOOL, com 14 instituições envolvidas, beneficiando-se assim das sinergias e complementaridades, do know how e das experiências do Brasil e da Europa a respeito de biomassa e da produção de biocombustíveis lignocelulósico.

 


licenProjeto de Pesquisa sobre Licença Social para Operar é aprovado por importante órgão de fomento.

O projeto “Fatores determinantes da Licença Social para Operar e métricas de aceitação social por parte das comunidades locais: estudo multi-casos envolvendo duas unidades de operações da Vale”, de autoria do Prof. Jacques Demajorovic, da Administração campus São Paulo, foi selecionado no Edital Vale de Projeto em P&D, que segue os moldes de financiamento da FAPESP, incluindo bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, participação em eventos, equipamentos, entre outros. O projeto conta com a parceria  com a UFMG e Universidade de Alicante, sendo a FEI a coordenadora geral do projeto e a administradora dos recursos orçados. O projeto tem duração de 4 anos e pretende também formar uma rede internacional de pesquisadores nesta temática.


0X9A0371Instituição Portuguesa visita a FEI visando parceria

O Centro Universitário FEI recebeu, no dia 14 de março, dois representantes do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Os Professores Paulo Mendes (Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu) e Paulo Costeira (Presidente do Conselho de Departamento de Engenharia Civil do IPV) estiveram na Instituição para uma discussão de possíveis programas de cooperação internacional de formação e investigação, especialmente para programas de mobilidade acadêmica, como intercâmbios e dupla diplomação. Os representantes da instituição portuguesa também tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios do curso de Engenharia Civil da FEI, acompanhados pelo prof. Dr. Kurt Aman – chefe do Departamento de Engenharia Civil da FEI, e do coordenador de Relações Internacionais da FEI, Tiago Muzilli.

InfoFEI - Informativo do Centro Universitário FEI