27 abr

A VERDADE SOBRE A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Coordenador da Disciplina de Gerenciamento da Qualidade do Curso de Engenharia de Produção da FEI esclarece o que vem a ser a profissão.

Engenharia de Produção é uma área muito questionada pelos estudantes em relação ao seu conceito, objetivo e funcionalidade. Por desconhecerem o real significado e importância, muitos criam uma imagem equivocada sobre o setor. “Engenheiro de Produção é um engenheiro como outro qualquer”, afirma o prof. Dr. Wilson Castro Hilsdorf, que também coordena o curso de Pós Graduação – “Estratégias para a Qualidade e Competitividade – no Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas – IECAT, localizado no Centro Universitário da FEI.

A formação de um engenheiro de produção está direcionada a viabilizar a produção de projetos realizados por outras engenharias. Segundo o Dr. Hilsdorf, um erro comum é achar que o profissional desta área é um administrador apenas. “Apesar de ter noções de economia e finanças para realizar avaliação de custos, o engenheiro de produção tem a mesma base tecnológica dos demais”, explica.

De acordo com o professor, o equívoco sobre a profissão acontece devido ao fato de ter uma interface grande com aspectos de gestão. “Um engenheiro de produção não produz apenas para montar fábrica, e sim faz um estudo aprofundado sobre o que e onde produzir, analisa qual será o tipo de fábrica, assim como a linha de produção a ser utilizada, a mão-de-obra, as máquinas, entre outras funções”, esclarece.

Prof. Dr. Wilson Castro Hilsdorf

O profissional da área faz com que a indústria se desenvolva com produtividade, qualidade e competitividade. “Ele participa de todo o ciclo de desenvolvimento de uma indústria, desde sua concepção até sua implantação e operação”, completa.

O Curso de Engenharia de Produção na FEI é ministrado no campus SBC, sendo dez semestres para o curso no período Diurno; e doze semestres no período Noturno. Mais informações pelo www.fei.edu.br.

Comentários

  1. PARABÉNS PELA EXPLICAÇÃO!

  2. Parabéns pela matéria e pela clareza, muito bom informar a todos da importância da Eng. de Produção no mercado.

  3. Parabéns pela postagem, é de suma importância este entendimento por parte de estudantes que estão em fase de escolha em relação a qual curso superior seguir e aos empresários que ainda não veem em que nós podemos contribuir de forma singular com toda empresa.

Deixe seu comentário

Curta nossa página no Facebook

Twitter