05 mar

5 dicas para você estudar melhor

ESTUDAR CAPA

Ao conduzir o evento de integração dos novos alunos do Centro Universitário FEI, o vice-reitor da Instituição, Prof. Dr. Marcelo Pavanello, comentou que o tempo de estudo antes das provas é muito importante para todos, especialmente por conta do calendário apertado: são seis semanas de aula e, em seguida, as provas.

Neste post, separamos 5 dicas rápidas (e muito úteis) para você estudar melhor, que podem fazer toda a diferença no seu rendimento final, não só para as provas, mas também para o dia a dia. Confira:

1 – Não deixe para depois, revise as matérias da semana no mesmo dia.

Como dito, são poucas semanas de aula antes das provas, portanto, reserve sempre de 30 minutos a 1 hora do seu dia, duas vezes na semana, para rever e treinar os conteúdos que estão sendo ensinados. Repasse os exercícios, escreva resumos e faça anotações curtas.

2 – Defina o melhor horário o dia para estudar.

Há quem prefira estudar tarde da noite. Há quem prefira pela manhã. Às vezes, no meio da tarde entre intervalos de uma atividade ou outra. Avalie qual é o melhor horário, segundo os seus hábitos, para você sentar e estudar com foco e concentração, elementos chaves para um bom rendimento.

3 – Atenção aos dispositivos que tiram a sua atenção.

Atualmente é muito fácil dispersar a atenção por conta de toda conectividade que temos em mãos. No momento de estudar, tenha disciplina e utilize o seu celular/tablet, ou até mesmo o notebook, apenas para consultas de sites ou apostilas virtuais que tenham a ver com o conteúdo que você está revisando. Não deixe as notificações do Facebook ou qualquer outra rede social tirarem o seu foco.

4 – Monte um grupo de estudo.

Essa dica é boa, mas deve ser aplicada com cautela: o grupo não deve ser grande. Quatro é o número ideal. E mais importante ainda, é preciso que todos estejam engajados no mesmo objetivo: estudar e não se distrair. Deixe este último para depois.

Estudar 1

5 – Reescreva o conteúdo.

Segundo especialistas, uma das melhores formas de aprendizado para a nossa mente é reescrevendo o que nos foi ensinado. Mas não no computador, escrever à mão mesmo. Dessa forma, o seu cérebro vai treinar a organizar as informações e como expressá-las adequadamente. Para exercícios de cálculos, refaça os exercícios utilizando outros números.

Dicas anotadas? Então, bom estudo, pois em breve as provas começarão.

Você pode se interessar também por este post: “Como ter um bom rendimento na hora de estudar”

Até o próximo post 😉

Deixe seu comentário

Curta nossa página no Facebook

Twitter