20 fev

Recepção de Calouros 2018

                     Novos alunos da FEI são recepcionados em evento especial

Desafio 4

O início de semestre no Centro Universitário FEI é marcado pela tradicional Recepção de Calouros, evento destinado à integração dos novos alunos antes do início efetivo das aulas.

Promover este encontro é fundamental não só para os calouros conhecerem professores e as dependências da Instituição, mas também apresenta o leque de possiblidades que eles têm à disposição além da sala de aula, como por exemplo: o complexo de esportes, a biblioteca com seu grande acervo de livros e publicações, laboratórios e infraestrutura presentes no dia a dia dos cursos. “O nosso objetivo é aproximar os nossos ingressantes para que eles, na maior velocidade possível e no menor tempo, consigam se valer do muito que a FEI tem a oferecer”, explica o Vice-Reitor da FEI, professor doutor Marcelo Pavanello.

desafio 2

Em um campus com aproximadamente 243m², apresentar todo o espaço em apenas uma tarde é uma tarefa difícil, porém, é através de uma gincana interativa que os estudantes realizam o tour se divertindo, aprendendo e conhecendo. Após a abertura e apresentação dos professores de cada curso, equipes são formadas e distribuídas pelo campus, realizando atividades desenvolvidas por cada departamento do Centro Universitário FEI. Enquanto uma equipe se une para desvendar a construção de uma peça do veículo Fórmula FEI, no Laboratório de Mecânica, outra se diverte para descobrir as mimicas dos colegas que trazem elementos da tabela periódica, no Laboratório de Química, ou quais os tipos de tecidos no Laboratório de Malharia, da Engenharia Têxtil. Prova realizada é ponto conquistado. As equipes que terminarem todas os desafios em menos tempo, ganham brindes ao final do evento.

Desafio 3

“Foi bem legal, a gente teve um espaço grande para conhecer o campus e interagir com outros alunos. Eu conheci algumas pessoas do meu curso, que vão estudar comigo e eu já enturmei bastante”, relata Ruy Henrique de Oliveira, calouro de Engenharia.

Uma preocupação comum entre os ingressantes é referente ao trote. E na FEI, a regra é sempre clara: o trote dentro do campus é expressamente proibido. Como forma de reforçar essa ideia, uma ação é realizada e chamada de Trote Solidário, no qual os calouros devem trazer 1kg de alimento para doar na entrada do evento. Toda a arrecadação é revertida às instituições carentes e parcerias à FEI.

Para muitos alunos este início de semestre marca um grande passo e início de um sonho: estudar em uma das melhores instituições de ensino do País. Iago Busque, calouro de Engenharia, conheceu o Centro Universitário FEI durante o evento FEI Portas Abertas, realizado anualmente em maio e que foi fundamental para sua tomada de decisão. “Eu visitei a FEI no Portas Abertas para conhecer e gostei bastante. Por isso agora eu fiz a prova e me matriculei para fazer parte da FEI”, comenta o calouro.

Já para o corpo docente da FEI, este novo ciclo é ainda mais importante e desafiador, pois as primeiras mudanças da Plataforma de Inovação serão aplicadas a esta turma de ingressantes. Para isso, todos os professores foram capacitados e orientados, conforme mostramos na Semana da Qualidade.

Assista a reportagem produzida no vídeo abaixo e veja mais da Recepção de Calouros:

Para conferir todas as fotos do evento, clique aqui.

Até o próximo post 😉

Deixe seu comentário

Curta nossa página no Facebook

Twitter