03 Aug

5 filmes que todo universitário deve assistir

Lista traz filmes que retratam a vida universitária e seus ensinamentos, em meio à aventuras e desafios.

Sociedade

Um novo semestre chegou e, com ele, é hora de retomar a vida acadêmica. Os alunos veteranos já sabem da rotina universitária que os aguarda, novos desafios e mais um passo rumo à formação. Para os calouros, uma mudança de vida muito significativa bate à porta, afinal, entrar na faculdade traz uma série de fatores: novos colegas, objetivos de vida, descobertas e, para alunos de fora de São Paulo, pode ser até necessário passar a semana morando em República Estudantil, passando a ter também mais reponsabilidades dentro de casa.

Seja veterano ou calouro, para inspirar esse novo ciclo que começa, o Blog da FEI separou uma lista de filmes que trazem inspirações para jovens universitários, com ensinamentos sobre filosofia de vida, empreendedorismo e superação. Confira:

– Uma Mente Brilhante (2001)

Vencedor do Oscar, esse filme foi inspirado na biografia do americano John Nash (interpretado por Russell Crowe), um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que conquista um alto sucesso acadêmico com diversos prêmios. Trabalhando para o governo dos Estados Unidos e casado, Nash é diagnosticado com esquizofrenia e passa a sofrer delírios, sendo desafiado a usar o seu lado racional para separar o real do imaginário, para tentar levar uma vida normal.

Mente Brilhante

A Teoria de Tudo (2014)

Este filme é baseado na biografia do famoso astrofísico Stephen Hawking. Na trama, é possível acompanhar o jovem Hawking (interpretado por Eddie Redmayne) em suas descobertas importantes, romances, até o diagnóstico da doença motora degenerativa que mudou sua vida, aos 21 anos. Uma ótima inspiração.

Stephen

– Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Um clássico dos anos 80, com o premiado e, infelizmente, falecido ator Robin Williams, este filme retrata a vida de um professor de poesia, John Keating, na Academia Welton, uma escola preparatória para jovens de valores tradicionais e conservadores. Através de seu talento, Keating inspira e desafia os alunos a questionarem e serem “livres pensadores”, mas, sem perder o bom senso. Com citações da literatura inglês, uma das principais mensagens do filme é o conceito “Carpe Diem”, que significa aproveitar a vida, viver bem. Vale a inspiração!

Sociedade 2

– A Rede Social (2010)

Este filme mostra a origem da rede social mais famosa do mundo: o Facebook. Na trama, Mark Zuckerberg (interpretado por Jesse Elsenberg) cria uma rede social chamada “FaceMash” com o intuito de medir a beleza das alunas da universidade onde estuda, após sua namorada terminar o relacionamento. É interessante ver como Mark foi de vilão a herói, criando o império que conhecemos hoje. Uma ótima lição de persistência e visão de futuro.

A Rede Social

– Legalmente Loira (2001)

Uma boa comédia para fechar a lista, este filme mostra de maneira divertida a história da patricinha Elle Woods (Reese Witherspoon), que é surpreendida pelo namorado com o término do relacionamento, devido à sua futilidade de menina rica. Elle, então, decide estudar Direito em Harvard para provar que é inteligente e tem potencial de superação. Este filme traz uma série de ensinamentos sobre descobertas e crescimento pessoal, vale assistir!

Loira

Dicas anotadas? Então, prepare a pipoca e boa sessão!

Deixe seu comentário

Curta nossa página no Facebook

Twitter