Blog da FEI Centro Universitário FEI | Dia do Amigo: você sabe a origem desta data?
20 jul

Dia do Amigo: você sabe a origem desta data?

Dia do Amigo Linkedin

Todo ano, em 20 de julho, inúmeras mensagens celebrando o Dia do Amigo tomam conta do nosso círculo social, seja na faculdade, no trabalho ou até mesmo em casa. Nas redes sociais, usuários entram no clima da comemoração e não faltam memes, vídeos, homenagens bonitas – às vezes, irônicas e com sátiras saudáveis, mas ainda assim, homenagens e uma série de expressões midiáticas que dominam a língua dos usuários na Internet.

Mas em meio à todas essas saudações divertidas, você alguma vez já se perguntou: qual a origem desta data? Por que 20 de julho é considerado o Dia do Amigo? O Blog da FEI, então, responde!

3

Por muito tempo, iniciativas distintas espalhadas pelo mundo sugeriram uma data para celebrar o Dia do Amigo. No entanto, nenhuma delas foi oficialmente adotada como cultura. Nos Estados Unidos e em parte da Ásia, por exemplo, a data chegou a ser comemorada no 1º domingo de agosto.

Em 20 de julho de 1969, o mundo presenciava o famoso feito do astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a andar na lua, como um “gigante salto para a humanidade”. Diante da ocasião, um médico argentino chamado Enrique Ernesto Febbraro resolveu enviar cerca de 4 mil cartas para diversos países, de diversos idiomas, com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Segundo Enrique, o feito de ir até à lua demonstra que se o homem se unir aos seus semelhantes, não há objetivos impossíveis.

2

Após 10 anos de muita insistência por parte de Febbraro, em 1979, a Argentina decretou oficialmente o Dia do Amigo, sendo este em 20 de julho. De lá, a data e a cultura foram se espalhando pelo mundo todo.

Outras comemorações: em 27 de abril de 2011, durante a 65ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o tratamento da “Cultura de Paz” reconheceu “a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo“. Assim sendo, decidiram designar o dia 30 de julho como o “Dia Internacional da Amizade”. A proposta foi apresentada ao lado de 43 países (incluindo o Brasil) e todos concordaram com a iniciativa.

Amigo

No Brasil, é comum encontrar comemorações do Dia do Amigo no dia 18 de abril, porém, grande parte do País vem adotando 20 de julho como a data oficial.

Mas claro, datas e histórias à parte, o mais importante é celebrar e valorizar as amizades que conquistamos no dia a dia. Elas são como pontes que sustentam nossa vida e nos motivam a seguir em frente. A vida universitária é fonte de grandes amizades!

Feliz Dia do Amigo!

Deixe seu comentário

Curta nossa página no Facebook

Twitter