19 nov

Quer uma meia-calça indestrutível? Professor de Engenharia Têxtil da FEI explica como

A gente sabe: meia-calça, com sorte, dura poucos dias intacta. É fácil enroscar a unha, o anel, esfregar em algum lugar e o fim da peça é certo. A boa nova para que a peça dure mais veio em publicação recente do jornal inglês Daily Mail, que afirmava que congelar a meia antes do uso aumentava consideravelmente a vida útil.

Fernando de Barros Vasconcelos (122)Boato de internet ou realidade? Perguntamos para Fernando Barros, professor e coordenador do curso de Engenharia Têxtil da FEI, que confirmou a jogada. “A técnica consiste em congelar a meia-calça molhada, antes do uso. O jeito certo é molhar a peça, colocar dentro de um saco plástico e levar ao congelador. Depois é só descongelar e deixar secar à sombra”, esclarece o professor.

A função da água é modificar as moléculas do fio da meia-calça, que originalmente formam uma malha e ficam tramados mais ou menos com o formato de uma ferradura. Nessa posição, qualquer material está mais sujeito à tensão, pois não segue a linha reta do fio – por isso aqueles desfiados imensos quando a meia-calça fura.

O segredo do congelamento é que o fio de poliamida da meia-calça, apesar de sintético, absorve água e aumenta de volume. “Essa nova reação das móleculas faz com que as ligações deixem o fio menos tensionado e mais resistente a um possível corte, que costuma ocorrer em áreas onde ele fica mais esticado, como nas coxas”, explica o professor.

stockings-428601_640

Agora, a técnica que é baratinha não garante uma meia eternamente à prova de rasgos. Primeiro, porque dependendo do atrito, a peça sempre pode rasgar. Segundo, que a cada lavagem, a “mágica” vai desaparecer e precisar de uma nova ida ao freezer. Mas não custa tentar, certo?

Autor: Bianca Luisi

Fonte: chic.uol.com.br

Deixe seu comentário

Curta nossa página no Facebook

Twitter