27 nov

11 filmes que todo profissional de Ciência da Computação deveria assistir

O final de semana chegou e junto ao Departamento de Ciência da Computação, elaboramos uma lista com os 11 melhores filmes e documentários da área para você assistir:

A RedeA Rede – Angela Bennett é uma especialista em corrigir sistemas de informática, que se vê repentinamente envolvida em uma trama pelo fato de ter recebido um disquete que revela graves segredos. Para destruí-la ,um esquema é criado, com a finalidade de mudar seu nome e passado. Logo ela é conhecida na polícia como prostituta, viciada e ladra e provar quem é de verdade fica cada vez mais difícil.

O filme discute questões sobre o sigilo de identidade no mundo virtual e diversos princípios que hoje são utilizados nas guerras cibernéticas.

a-rede-social-posterA Rede Social – Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

Mostra uma visão do criador do Facebook, que permitirá uma reflexão sobre a velocidade em que as coisas ocorrem no mundo da internet.

a

O Jogo da Imitação – Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe.

História de Alan Turing para decifrar o código criptografado dos alemães na 2ª Grande Guerra.

 

enemy-of-the-state1Inimigo do Estado – O congressista Phillip Hammersley é assassinado por um órgão do governo, logo após ter se declarado radicalmente contra uma lei que permitiria que qualquer pessoa poderia ser monitorada pelo governo. Mas o crime é filmado e o dono da gravação coloca a prova do crime na sacola de compras de Robert Clayton Dean (Will Smith). Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Robert vai para casa com a gravação e sua vida se transforma em um verdadeiro inferno.

Trata de questões de privacidade e acesso do governo a qualquer tipo de dado.

Assistir-Quebra-de-Sigilo-Dublado-OnlineQuebra de Sigilo – O especialista em computação Martin Bishop chefia um grupo de hackers, incluindo um ex agente da CIA, um mago das invenções, um jovem gênio e um sonoplasta cego que são contratados para testar sistemas de segurança. Mas o passado de Bishop retorna para persegui-lo quando agentes do governo chantageiam o grupo para uma operação ilegal: encontrar uma misteriosa caixa preta que pode quebrar o sigilo de qualquer computador do mundo.

Trata da segurança eletrônica e suas consequências. Muitas pessoas consideram o filme como um clássico sobre hacking e pensamento hacking.

posterTRON – Kevin Flynn é um jovem engenheiro de softwares que trabalha na ENCOM. que sonha em fundar sua própria companhia, mas seus projetos são roubados por Ed Dillinger. Como resultado, Dillinger é promovido. Decidido a provar que foi roubado, Kevin resolve entrar no sistema da ENCOM e descobre que Dillinger criou Tron, um programa destinado a proteger o Programa de Controle Mestre, que gerencia todo o sistema da ENCOM.

Clássico filme que aborda os limites da interação homem e computador nos jogos digitais que começavam a tomar forma na época.

transcendence

Transcendence- O Dr. Will Caster é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número 1 dos extremistas que são contra o avanço da tecnologia e por isso mesmo tentam detê-lo a todo custo. Após uma tentativa de assassinato, Caster convence sua esposa Evelyn e seu melhor amigo Max Waters a testar seu novo invento nele mesmo.

Uma discussão sobre a vida e a vida artificial.

 

242683Ela

Theodore é um escritor solitário que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Tema forte sobre a computação e sua relação com o ser humano.

nteligncia ArtificialA.I. – Inteligência Artificial

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton, que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

O uso da Inteligência Artificial em robótica e sua difícil adaptação à realidade humana emocional.

Ex MachinaEx_Machina: Instinto Artificial

Caleb, um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava, uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

O ápice da Inteligência Artificial e a Robótica manipulando os seres humanos para alcançar seus objetivos.

Deep WebDeep Web

William Ross Ulbricht é um empresário de 30 anos que foi preso. Sob o pseudônimo de “Dread Pirate Roberts”, ele fomentou o mercado negro online de drogas. A família Ulbricht fala sobre o jovem que, com um pensamento empreendedor e de liderança, conseguiu atingir este mercado digitalmente.

Explora o crescimento de uma nova internet, descentralizada, encriptada, perigosa e fora da lei.

25 nov

Saiba como é ser um aluno de Administração da FEI

O Centro Universitário FEI tem o primeiro curso de administração do país e mesmo após 74 anos, o curso tem grande reconhecimento no mercado e mantem a excelência em formar profissionais de qualidade. A aluna Alaine Nunes, do 6º ciclo, contou mais sobre o curso de Administração da FEI, falou sobre oportunidades de desenvolvimento profissional dentro da universidade e sobre o mercado de trabalho para Administradores formados pela FEI:

“Eu sempre ouvi falar sobre a qualidade da FEI e tinha vários amigos que prestaram o vestibular aqui, então era algo que eu conhecia antes de entrar na universidade. Sou bolsista integral e fui a primeira colocada para a bolsa, vim conhecer o curso e gostei bastante da grade e da estrutura oferecida pela faculdade.

O que eu posso falar sobre o curso de administração da FEI é que ele é completo: forma o profissional como pessoa e também dá toda a bagagem técnica que o mercado pede. O mercado de trabalho vê o aluno da FEI de uma maneira muito positiva. Atualmente eu trabalho no Banco Itaú e eles selecionam alunos apenas das grandes universidades e a FEI é uma delas. Além disso, FEIanos contratam FEIanos, a minha chefe mesmo é formada em Ciência da Computação pela FEI.

Desde que ingressei na faculdade eu sempre participei dos programas internos que ela me oferecia, então fui monitora de disciplina, monitora da comunicação, fiz intercâmbio e agora faço iniciação de ciência social. O Centro Universitário FEI sempre me abriu portas para conhecer coisas novas e sou muito grata por isso.

aaaSe eu não fosse aluna da FEI, dificilmente eu conseguiria fazer um intercâmbio. Por ter parceria com várias universidades jesuítas em outros países, o aluno tem a possibilidade de estudar em outro país e continuar pagando o mesmo valor da mensalidade da FEI. Recebi a bolsa de estudos do Programa Fórmula Santander que supre muito bem as suas necessidades básicas: passagem, acomodação e seguro saúde. Estudei durante um semestre na Universidad Alberto Hurtado, em Santiago no Chile e optei por fazer matérias diferentes das que eu tinha aqui, mas que eram interessantes para mim. Não tinha domínio algum do idioma, mas voltei falando espanhol.

Eu ingressei na universidade para aproveitar ao máximo tudo o que ela tinha para me oferecer e estou tentando fazer isso até o final do curso. É normal que a FEI seja mais conhecida pela engenharia, uma vez que somos quinhentos alunos de administração comparados a oito mil de engenharia, mas o curso de Administração da FEI é excelente, bem reconhecido e incrivelmente aceito pelo mercado de trabalho. ” .

As inscrições para o Vestibular FEI 2016 se encerram essa semana. Ainda dá tempo de traçar seu futuro aqui: vestibular.fei.edu.br

23 nov

Centro Universitário FEI é eleita a 2ª Melhor Instituição Privada do país na área de Engenharia e Produção

O Guia do Estudante 2016 elegeu o Centro Universitário FEI como a 2ª Melhor Instituição Privada do país na área de Engenharia e Produção. A engenharia está em todo lugar e tem participação em cada material, equipamento e até no alimento que consumimos. O papel do engenheiro é projetar e realizar e a FEI forma, há 70 anos, profissionais capacitados com excelência para criar e desenvolver projetos em diversas áreas.

Pesquisa recente divulgada pela revista Época Negócios aponta que 48,3% dos CEOS brasileiros são formados em Engenharia. Esse fato pode ser explicado pela qualidade e grande tradição das escolas de engenharia no Brasil que preparam os profissionais para realizar tarefas diversas.

iStock_000013311891LargeO fato dos engenheiros possuírem uma forte base em cálculo permite que se adequem a funções distintas como administração e gestão e são os menos impactados pela crise econômica. Apesar do curso de engenharia ser um dos mais procurados nos vestibulares, o mercado está carente de profissionais com visão ampla e que saibam inovar e trabalhar em equipe.

O Centro Universitário FEI possui três grandes e modernos Centros de Laboratórios de Engenharia: elétricos, mecânicos e químicos e oferece aos estudantes a oportunidade de contato com materiais específicos em todos os cursos de graduação. A FEI proporciona ao estudante a possibilidade de aprender com equipamentos de última geração e compartilha conhecimentos voltados para a realidade do mercado de trabalho.

O Vestibular FEI 2016 acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro e as inscrições vão até o dia 27 de novembro. Acesse o site e se inscreva: www.vestibular.fei.edu.br

19 nov

Quer uma meia-calça indestrutível? Professor de Engenharia Têxtil da FEI explica como

A gente sabe: meia-calça, com sorte, dura poucos dias intacta. É fácil enroscar a unha, o anel, esfregar em algum lugar e o fim da peça é certo. A boa nova para que a peça dure mais veio em publicação recente do jornal inglês Daily Mail, que afirmava que congelar a meia antes do uso aumentava consideravelmente a vida útil.

Fernando de Barros Vasconcelos (122)Boato de internet ou realidade? Perguntamos para Fernando Barros, professor e coordenador do curso de Engenharia Têxtil da FEI, que confirmou a jogada. “A técnica consiste em congelar a meia-calça molhada, antes do uso. O jeito certo é molhar a peça, colocar dentro de um saco plástico e levar ao congelador. Depois é só descongelar e deixar secar à sombra”, esclarece o professor.

A função da água é modificar as moléculas do fio da meia-calça, que originalmente formam uma malha e ficam tramados mais ou menos com o formato de uma ferradura. Nessa posição, qualquer material está mais sujeito à tensão, pois não segue a linha reta do fio – por isso aqueles desfiados imensos quando a meia-calça fura.

O segredo do congelamento é que o fio de poliamida da meia-calça, apesar de sintético, absorve água e aumenta de volume. “Essa nova reação das móleculas faz com que as ligações deixem o fio menos tensionado e mais resistente a um possível corte, que costuma ocorrer em áreas onde ele fica mais esticado, como nas coxas”, explica o professor.

stockings-428601_640

Agora, a técnica que é baratinha não garante uma meia eternamente à prova de rasgos. Primeiro, porque dependendo do atrito, a peça sempre pode rasgar. Segundo, que a cada lavagem, a “mágica” vai desaparecer e precisar de uma nova ida ao freezer. Mas não custa tentar, certo?

Autor: Bianca Luisi

Fonte: chic.uol.com.br

06 nov

Engenharia de Materiais faz sucesso no campus com os Aluminions

No começo de 2015, os professores de Engenharia de Materiais Patrícia Calvão, Jorge Kolososki, Baltus Bonse e João Luís Abel, resolveram colocar em prática, um projeto que tinha por objetivo mostrar aos alunos um dos valores dos materiais de engenharia. O Grupo REC, composto pelos quatro professores, propôs uma atividade que transformasse a visão sobre reciclagem, mostrando que o que muitas vezes é tratado como lixo reciclável, é na realidade um material de engenharia que possui vasta aplicação, principalmente se forem utilizados os conhecimentos desenvolvidos nessa área da Engenharia.

A maneira como os professores encontraram, foi simples: utilizar latas de alumínio, um produto que é automaticamente considerado lixo-reciclável e mostrar, na prática, que o material não morre e que reciclá-lo é fazer com que desempenhe seu papel como material de engenharia da mesma ou sob nova forma. Foi assim que nasceram os Aluminions: pegue uma ideia, acrescente uma boa dose de conhecimento de engenharia e você tem um projeto de grande sucesso entre os alunos, inclusive de outros cursos. A Professora Patrícia Calvão ressalta que o sucesso dos Aluminions foi inesperado: “Achávamos que íamos receber uns cinquenta pedidos, mas ao final do projeto, os alunos de Materiais confeccionaram mais de trezentos Aluminions.

Alunos do 3º e 9º ciclo trabalharam juntos para desenvolver o projeto dos Aluminions.

Alunos do 3º e 9º ciclo trabalharam juntos para desenvolver o projeto dos Aluminions.

O projeto foi pensado e planejado pelos professores e colocado em prática integrando alunos de dois ciclos diferentes do curso de Engenharia de Materiais. O aluno Luis Ferlante, estudante do 10º ciclo, conta como o trabalho foi dividido entre os ciclos: “Os alunos do 3° ciclo tinham acabado de entrar no curso de Engenharia de Materiais e eram responsáveis pela divulgação e coleta de materiais de engenharia, enquanto os alunos do 9° ciclo eram responsáveis pela fundição dos Aluminions e transmissão do conhecimento aos alunos dos ciclos inferiores que vieram colaborar nesse processo. ”.

A Professora Patrícia ministra a disciplina “Introdução à Engenharia de Materiais” e conta que o projeto Aluminions, além de compor a nota dos alunos do terceiro semestre, também despertava o interesse desses alunos para processos e conhecimentos que eles veriam ao longo do curso.

O aluno Luis Ferlante ressalta que o projeto trouxe grande visibilidade para o curso de Engenharia de Materiais: “A maioria das pessoas, incluindo alunos, não sabe o que faz um Engenheiro de Materiais, o que resulta em equívocos no âmbito da carreira profissional. Por isso a importância da divulgação, é uma maneira de mostrar, dentro e fora da FEI, o trabalho do curso de Engenharia de Materiais. Por meio desse projeto, várias pessoas já sabem, por exemplo, que é possível transformar materiais de engenharia já processados (latas de alumínio) em outras coisas, como Aluminions, através de uma técnica estudada no curso Engenharia de Materiais: o processo de fabricação por fundição. ”.

Ao todo foram produzidos mais de 300 Aluminions entregues aos alunos que trouxeram as latinhas de alumínio.

Ao todo foram produzidos mais de 300 Aluminions entregues aos alunos que entregaram latinhas de alumínio.

A mensagem que o projeto dos Aluminions deixa é que quando se joga material fora, se joga também recursos como energia, água e tempo. O Professor Abel, ressalta que a reciclagem vai muito além do que as pessoas imaginam e que o estereótipo lixo-reciclável precisa ser quebrado. “A ideia do Grupo REC é trazer continuamente projetos que integrem alunos de ciclos diferentes e que evidenciem o valor dos materiais de engenharia e da Engenharia de Materiais. ”. Parece que vem novidade por aí!

Curta nossa página no Facebook

Twitter