29 Oct

Estudantes da FEI constroem avião para disputar campeonato entre universitários do Brasil e do exterior

Hoje começa a 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, onde estudantes de engenharia de todo o Brasil e do exterior competirão com seus aviões no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José Dos Campos/SP. A equipe do Centro Universitário FEI construiu um novo modelo de avião monoplano com maior capacidade de carga que o da edição anterior. Na última competição, a FEI ocupou a quarta colocação das 95 equipes que disputavam o título.

Com 16 membros na equipe, os alunos trabalharam com uma nova metodologia de construção que aumentou a qualidade do Monoplano de asa alta construído, e com isso, obtiveram melhores resultados nos testes de voo. “A equipe aprimorou todos os métodos construtivos, com o objetivo de manter a aeronave construída com o mesmo padrão de peso, CG e dimensionais”, conta o capitão da equipe FEI regular, Tiago Freneda, estudante do quarto ano de Engenharia Mecânica.

Aero1

O capitão conta que o objetivo da equipe era construir um avião confiável, porém com maior capacidade de carga em aço, cerca de 13kg. “Trabalhamos com materiais da melhor qualidade, tanto comerciais, quanto confeccionados pela própria equipe”, explica.

O Projeto AeroDesign é voltado ao desenvolvimento do estudante de engenharia no ramo aeronáutico. Por meio de aeronaves rádio-controladas que são projetadas e construídas na FEI, os alunos que participam do projeto adquirem conhecimentos que vão além do que é ensinado em sala de aula. “Nós oferecemos toda a experiência, disponibilizamos diversas teorias aeronáuticas aprofundadas para estudo, assim como os nossos patrocinadores disponibilizam cursos sobre softwares de engenharia. Temos a oportunidade de trabalhar com materiais muito difíceis de ter contato fora daqui e o principal, deixamos o membro livre para buscar e implementar coisas novas.”, finaliza Tiago.

Curta nossa página no Facebook

Twitter