06 nov

Equipe FEI é Campeã Geral no Congresso Brasileiro do Concreto

Alunos da FEI participaram do maior fórum de concreto do País, destacando-se em 1º lugar

Arquivo 07-11-2017 16 02 34_preview

De 31 de outubro a 03 de novembro, aconteceu no Rio Grande do Sul a 59ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto, com a participação de diversas faculdades do País, entre elas o Centro Universitário FEI, apresentando seu projeto de pesquisa em concreto, desenvolvido por alunos da Engenharia Civil.

O CBC (Congresso Brasileiro de Concreto) é promovido pelo Ibracon e já se firmou como o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos.

Para participar da competição, a equipe se preparou desde o início do ano, pois as etapas de avaliação se estenderem entre fevereiro e setembro através do envio de projeto, artigos e estudos, finalizando então com o grande evento, onde diversas categorias foram avaliadas.

Confira o resultado completo da FEI em todas as categorias:

Categoria APO – 1º Lugar

Categoria Concrebol – 2º Lugar

Categoria COCAR – 4º Lugar

Categoria Ousadia – 2º Lugar

Categoria Quem Sabe Faz Ao Vivo – 13º Lugar

CAMPEÃO GERAL – Medalha Concreto: Centro Universitário FEI

concreto Blog

Agora, o próximo passo da equipe FEIana vai além das fronteiras: o Ibracon, organizador do evento, financiará a 5 estudantes uma viagem para Las Vegas, para participação no Congresso ACI, que tem como objetivo discutir as principais novidades e tecnologia em estrutura para concreto. Neste evento, a equipe Concreto FEI vai competir no mundial Bowling Ball, um boliche com bola de concreto, podendo trazer à Instituição o troféu mundial.

Para a FEI, é um orgulho construir esta história de sucesso ao lado dos alunos. Parabéns a todos!

Conheça a equipe Concreto FEI

Se inspirou? Inscreva-se para o Vestibular FEI 2018. Clique Aqui!

Vestibular

25 out

Uma dose de café e muito conhecimento, por favor ;)

cafe-quimica2-linkedin

Na última segunda-feira, 23 de outubro, uma manhã muito agradável e cheia de conhecimento marcou mais uma edição do Café com a Engenharia Química, onde alunos e professores da FEI receberam a palestrante Maria Cristina Nascimento, presidente da ABEQ – Associação Brasileira de Engenharia Química.

O objetivo desse encontro foi promover aos alunos um diálogo com o mercado de trabalho, sobretudo o papel do Engenheiro Químico no desenvolvimento de processos e produtos na indústria. A convidada, Maria Cristina, trouxe duas apresentações com diversos exemplos práticos sobre o tema, abrindo espaço para perguntas de todos os tipos.

usar blog 3

 Maria Cristina Nascimento

Presidente da ABEQ – Associação Brasileira de Engenharia Química

Os questionamentos mais comuns entre os estudantes foram sobre conquistar um emprego e como ser inovador para atender as demandas exigentes em um Engenheiro Químico. Apesar de ser uma área exata, Cristina afirma que é preciso ser inovador e criativo.

“O profissional que vai trabalhar em inovação tem que ser curioso, tem que querer entender melhor, saber melhor. Esse é o perfil. É um profissional que busca alternativas, que não se prende em estudar somente aquilo que lhe foi demandado. Ele também precisa conhecer além do espaço dele, como que o trabalho vai impactar os outros, além da flexibilidade e boa relação interpessoal”, comentou a palestrante.

0X9A0671

Segundo Cristina, as grandes empresas têm apostado muito em perfis jovens em suas equipes, justamente pela inovação das ideias, mas ao mesmo tempo, como um ponto de equilíbrio, sempre haverá dois ou três engenheiros mais experientes.

Essas palestras funcionam como uma janela para o amplo (e concorrido) mercado de trabalho. Mais que isso, os alunos percebem o valor de poderem conversar com profissionais expressivos sobre a área que estudam, como forma de influência nas decisões futuras sobre carreira.

A aluna do 7º ciclo de Engenharia Química, Caroline Alfredo da Silva, comenta: “Ajudou muito a ter uma noção de como funciona na prática, não só para mim, mas principalmente para o pessoal novo da Engenharia Química. Acho que a faculdade permite ter uma visão muito técnica de como o Engenheiro Químico trabalha, então eu acho primordial esse tipo de conversa, poder ter esse bate papo informal, a liberdade de saber como é o dia a dia e se é isso o que queremos para as nossas vidas”.

usar blog 2

O encontro terminou com diversas fotos para recordação, uma visita de Maria Cristina aos laboratórios de Engenharia Química da FEI e uma certeza: compartilhar conhecimento é sempre válido, melhor ainda quando acompanhado de um bom café!

Realize o Novo com a FEI! As inscrições para o Vestibular 2018 estão abertas.

Clique aqui e se inscreva

Vestibular

23 out

Megatendências para 2050 no Congresso de Inovação FEI

Evento realizado na FEI reuniu grande líderes da indústria para debates sobre o futuro.

Congresso 2

Cada vez mais o Centro Universitário FEI se preocupa em levar seus estudantes, especialmente os recém-chegados à Instituição, para o mercado de trabalho. Mais que isso, é importante que a capacitação a esses jovens seja qualificada e moldada de acordo com as mudanças da nossa sociedade, sobretudo as tendências de futuro.

Mas, como saber o que será tendência dentro de alguns anos? A resposta para esse desafio não é fácil. Pensando nisso a FEI promoveu a 2ª edição do Congresso de Inovação, entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento, criado em 2016, tem como proposta discutir as megatendências para 2050 e, segundo elas, como um estudante FEIano deve se preparar para o mercado de trabalho.

cong 4

Para reforçar a importância do Congresso e aumentar a consistência do conteúdo trabalhado durante o encontro, os palestrantes convidados têm currículos de extrema importância na indústria, sendo em sua maioria presidentes, vice-presidentes, líderes do governo e academia, todos reunidos no campus São Bernardo do Campo da FEI, em contato direto com os alunos. Alguns painéis foram moderados por jornalistas influentes, como por exemplo, Carlos Tramontina, apresentador da TV Globo.

cong tramontina

O tema da edição 2017 foi “A Cidade e o Campo Inteligentes para uma melhor qualidade de vida”. Os palestrantes trouxeram importantes estudos que mostram, por exemplo, como as cidades estarão em 2050 e quais as tendências de comportamento, demanda e necessidades que precisarão de solução rápida dos profissionais do futuro, que hoje ocupam as salas de aula da FEI. A atividade no campo também foi discutida, pois a indústria agropecuária tem crescido cada vez mais, tornando inevitável uma integração com a cidade. Juntos, cidade e campo, para aonde tudo caminhará nas próximas décadas? Essa foi mais uma das inúmeras perguntas que passaram pelo palco do Congresso, abrindo um diálogo enriquecedor para todos.

No vídeo abaixo, o vice-presidente da Bayer do Brasil, Christian Lohbauer, comenta sobre as oportunidades de crescimento no agronegócio. Confira:

O Congresso de Inovação foi transmitido ao vivo na internet, durante os três dias. Dessa forma, toda a comunidade externa à FEI, incluindo ex-alunos, parceiros e público em geral, pôde acompanhar os debates e, também, fazer perguntas ao vivo através do Grupo Oficial no Facebook. Em breve os vídeos estarão disponíveis no site do Congresso.

Ao término do evento, um importante detalhe foi adicionado aos participantes: todos saíram com muito mais perguntas do que respostas. Esse é o objetivo do Congresso de Inovação FEI, provocar os estudantes e profissionais ao questionamento para que a busca pelo conhecimento seja constante, a evolução uma consequência. Quem questiona, evolui. A 3ª edição do Congresso de Inovação FEI, para 2018, já está confirmada!

cong 2

Realize o Novo! Inscreva-se no Vestibular FEI 2018 – CLIQUE AQUI.

29 set

Fórmula FEI no Salão do Veículo Elétrico

3 formula

Entre os dias 21 e 23 de setembro de 2017, a equipe Fórmula FEI Elétrico marcou presença no 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, exposição que tem o objetivo de reunir grandes marcas automobilísticas e suas inovações para o mercado de veículos movidos por energia elétrica.

Entre modelos futuristas e até ônibus que têm sido utilizados nas ruas da cidade, o veículo Fórmula FEI se destacou pelo seu projeto robusto, tecnologia de ponta e, o mais interessante: feito por alunos de Engenharia da FEI.

Logo no primeiro dia do evento, uma surpresa agradável: o piloto brasileiro Lucas Di Grassi, atual campeão mundial da Fórmula E, visitou o veículo da FEI e até posou para uma foto ao lado do Professor Fábio Delatore, do Departamento de Engenharia Elétrica.

“Obrigado por conhecer o nosso projeto. Fica aqui o convite, em nome da equipe, para nos visitar e dar uma volta em nossa carro”, completa Delatore.

1 formula

Além da exposição, também houve um Painel Acadêmico onde o aluno João Bruno Palermo, do curso de Engenharia Elétrica, apresentou ao público toda a parte técnica do veículo, com o projeto “Gerenciamento eletrônico de um veículo do tipo Fórmula SAE utilizando o Model Based Design”.

Os melhores trabalhos foram premiados por ordem de classificação. Na categoria Fórmula SAE, o 1º lugar ficou para o Centro Universitário FEI, reforçando a tradição da Instituição na formação dos alunos de Engenharia.

4 for

Confira na reportagem abaixo, mais imagens do evento e depoimentos do Professor Fábio e do aluno João Bruno Palermo. Assista:

Se inspirou? Realize o novo com a FEI: as inscrições para o Vestibular 2018 estão abertas. Clique aqui e se inscreva

Até o próximo post 😉

19 set

Arrecadação de Livros na FEI

livro

Os benefícios da leitura, como já tratamos neste post aqui, são inúmeros. Mais que isso, é muito importante que todos os leitores incentivem este hábito de diversas formas.

Durante o mês de setembro, o Cursinho FEI, projeto formado por alunos e professores da Instituição, que visa apoiar estudantes do 3º ano do ensino médio nos exames vestibulares, promoveu uma arrecadação de livros envolvendo professores, alunos e funcionários do Centro Universitário FEI.

leitura 2

A campanha incentiva a doação de livros para que sejam encaminhados à outras pessoas, de acordo com cada tema. Todos gêneros foram aceitos, desde livros técnicos, de disciplinas específicas, até livros de ficção e romances em geral. O importante, sempre, é apoiar a leitura. Uma sábia escolha!

O Blog da FEI parabeniza a ação realizada pelo Cursinho FEI e apoia este movimento a favor da leitura.

Até o próximo post 😀

Curta nossa página no Facebook

Twitter