01 Jul

Cinco filmes para assistir nas suas férias

As férias chegaram e esse é o momento de relaxar e aproveitar o seu tempo livre. Para quem gosta de cinema, o Blog da FEI separou cinco filmes muito interessantes que trazem noções de engenharia, liderança, trabalho em grupo, negócios e empreendedorismo. Confira a lista que preparamos para vocês!

Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e é faxineiro do MIT, revela-se um gênio da matemática ao resolver um desafio quase impossível lançado por um professor da universidade aos seus alunos.

genio-indomavel-matt-damon

Piratas do Vale do Silício

A história de dois gigantes: como Bill Gates e Steve Jobs, co-fundadores da Microsoft e da Apple, respectivamente, mudaram a forma a forma das pessoas se comunicarem através das duas maiores empresas de informática do mundo.

piratas

Wall Street: Poder e Cobiça

Bud Fox é um jovem ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas, Bud consegue falar com o inescrupuloso bilionário Gordon Gekko e começa a trabalhar secretamente para Gekko, deixando de lado a ética e os valores ensinados por seu pai.

wall

Enron: Os Mais Espertos da Sala

O documentário conta sobre uma das maiores fraudes da história dos negócios nos Estados Unidos em que executivos da Enron, uma das maiores companhias americanas, fogem com bilhões de dólares.

jkpTcreM7YOUF4RaDTgTAy9aMJZ

A Ponte do Rio Kwai

O clássico e premiado filme de 1957 conta a história de prisioneiros britânicos que, durante a Segunda Guerra Mundial, são obrigados a construir uma ponte para passagem de trens sobre o Rio Kwai na Tailândia.

The Bridge on the River Kwai (1957) Directed by David Lean Shown second from left: Alec Guinness

28 Jun

FEI HAWKS: o time de futebol americano da FEI

A equipe FEI HAWKS, de futebol americano da FEI, surgiu em agosto de 2013 por iniciativa de um aluno que tinha interesse no esporte e hoje já conta com vinte e dois jogadores. O aluno divulgou sua ideia em um grupo do Facebook, perguntando se mais alguém gostaria de praticar o esporte ou se já existia um time na FEI. E foi assim que a equipe se formou e começou a treinar.

A categoria praticada pela FEI Hawks se chama FLAG. A principal diferença entre o futebol americano tradicional, Full Pads, e essa categoria é que os jogadores utilizam um cinto com uma bandeira e para “parar” o jogador que está com a bola, você deve retirar a bandeira que está presa no cinto, e não o bloquear utilizando força física. Outra diferença com a forma tradicional é que o número de jogadores é menor. Enquanto no Futebol Americano cada time é composto por onze membros, na modalidade Flag, um time tem oito jogadores. “O contato ocorre, mas com menos intensidade que a outra maneira, por esse motivo a modalidade Flag também ajuda muito a aprender as técnicas de jogo, facilitando a mudança de modalidade para o Full Pads.”, explica o Head Coach do time, Daniel Reis.

DSC_3691

O Brasil é, hoje, o segundo país com mais fãs de NFL (liga americana) fora dos Estados Unidos, perdendo apenas para o México. Embora muitas pessoas pensem o contrário, para jogar futebol americano você não precisa ter um tipo físico específico, uma vez que existem diferentes posições nas quais os jogadores podem jogar conforme sua melhor adaptação. Daniel complementa “É um esporte de contato excessivo, porém muito tático, sendo comparado a um jogo de xadrez, onde cada jogada tem um propósito seguinte. ”.

DSC_3673Além de ser um jogo de inteligência, é um esporte que precisa de força, trabalhando corpo e mente. Lucas Novaes, Cornerback do time explica melhor: “Cada vez que você joga, a bola rola e para, você deve usar esse tempo para planejar a próxima jogada, precisa ter raciocínio imediato e uma boa tomada de decisão. É preciso eficiência para alinhar tudo isso com a parte física do esporte. ”.

Para quem se interessou em fazer parte da equipe, é feita uma avaliação de força, velocidade, agilidade e impulsão e mesmo que a pessoa não saiba como jogar, os outros jogadores auxiliam os novos integrantes. A equipe é aberta para que alunos de todos os cursos participem: “Temos um jogador que faz Administração no campus São Paulo e também um aluno de Mestrado em Engenharia Elétrica. ”, conta Lucas.

Os treinos da equipe ocorrem uma vez por semana, aos sábados, das 13h30 às 18h e são divididos entre o treino físico para cada posição, um treino de jogadas específicas, um treino separado dos times de ataque e defesa e um coletivo que integra todos os jogadores.

DSC_3706A equipe FEI HAWKS participa de dois campeonatos: LUFA – Liga Universitária de Futebol Americano e Campeonato Paulista de Flag pela FEFASP – Federação de Futebol Americano de São Paulo). O próximo objetivo da equipe é ganhar seu primeiro título e ser reconhecida no cenário de futebol americano amador. Se interessou em participar? Acesse a página da equipe no Facebook e fale com o time: www.facebook.com/feihawks

 

27 Nov

11 filmes que todo profissional de Ciência da Computação deveria assistir

O final de semana chegou e junto ao Departamento de Ciência da Computação, elaboramos uma lista com os 11 melhores filmes e documentários da área para você assistir:

A RedeA Rede – Angela Bennett é uma especialista em corrigir sistemas de informática, que se vê repentinamente envolvida em uma trama pelo fato de ter recebido um disquete que revela graves segredos. Para destruí-la ,um esquema é criado, com a finalidade de mudar seu nome e passado. Logo ela é conhecida na polícia como prostituta, viciada e ladra e provar quem é de verdade fica cada vez mais difícil.

O filme discute questões sobre o sigilo de identidade no mundo virtual e diversos princípios que hoje são utilizados nas guerras cibernéticas.

a-rede-social-posterA Rede Social – Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.

Mostra uma visão do criador do Facebook, que permitirá uma reflexão sobre a velocidade em que as coisas ocorrem no mundo da internet.

a

O Jogo da Imitação – Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe.

História de Alan Turing para decifrar o código criptografado dos alemães na 2ª Grande Guerra.

 

enemy-of-the-state1Inimigo do Estado – O congressista Phillip Hammersley é assassinado por um órgão do governo, logo após ter se declarado radicalmente contra uma lei que permitiria que qualquer pessoa poderia ser monitorada pelo governo. Mas o crime é filmado e o dono da gravação coloca a prova do crime na sacola de compras de Robert Clayton Dean (Will Smith). Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Robert vai para casa com a gravação e sua vida se transforma em um verdadeiro inferno.

Trata de questões de privacidade e acesso do governo a qualquer tipo de dado.

Assistir-Quebra-de-Sigilo-Dublado-OnlineQuebra de Sigilo – O especialista em computação Martin Bishop chefia um grupo de hackers, incluindo um ex agente da CIA, um mago das invenções, um jovem gênio e um sonoplasta cego que são contratados para testar sistemas de segurança. Mas o passado de Bishop retorna para persegui-lo quando agentes do governo chantageiam o grupo para uma operação ilegal: encontrar uma misteriosa caixa preta que pode quebrar o sigilo de qualquer computador do mundo.

Trata da segurança eletrônica e suas consequências. Muitas pessoas consideram o filme como um clássico sobre hacking e pensamento hacking.

posterTRON – Kevin Flynn é um jovem engenheiro de softwares que trabalha na ENCOM. que sonha em fundar sua própria companhia, mas seus projetos são roubados por Ed Dillinger. Como resultado, Dillinger é promovido. Decidido a provar que foi roubado, Kevin resolve entrar no sistema da ENCOM e descobre que Dillinger criou Tron, um programa destinado a proteger o Programa de Controle Mestre, que gerencia todo o sistema da ENCOM.

Clássico filme que aborda os limites da interação homem e computador nos jogos digitais que começavam a tomar forma na época.

transcendence

Transcendence- O Dr. Will Caster é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial da atualidade, mas ao mesmo tempo o tornou o inimigo número 1 dos extremistas que são contra o avanço da tecnologia e por isso mesmo tentam detê-lo a todo custo. Após uma tentativa de assassinato, Caster convence sua esposa Evelyn e seu melhor amigo Max Waters a testar seu novo invento nele mesmo.

Uma discussão sobre a vida e a vida artificial.

 

242683Ela

Theodore é um escritor solitário que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Tema forte sobre a computação e sua relação com o ser humano.

nteligncia ArtificialA.I. – Inteligência Artificial

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das calotas polares da Terra. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton, que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.

O uso da Inteligência Artificial em robótica e sua difícil adaptação à realidade humana emocional.

Ex MachinaEx_Machina: Instinto Artificial

Caleb, um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava, uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

O ápice da Inteligência Artificial e a Robótica manipulando os seres humanos para alcançar seus objetivos.

Deep WebDeep Web

William Ross Ulbricht é um empresário de 30 anos que foi preso. Sob o pseudônimo de “Dread Pirate Roberts”, ele fomentou o mercado negro online de drogas. A família Ulbricht fala sobre o jovem que, com um pensamento empreendedor e de liderança, conseguiu atingir este mercado digitalmente.

Explora o crescimento de uma nova internet, descentralizada, encriptada, perigosa e fora da lei.

23 Jul

Visita à Usina Eletronuclear do Rio de Janeiro

Existe, hoje, uma preocupação muito grande no Brasil com geração de energia e a estrutura necessária para atender toda a população. Sendo esse um assunto atual, o Professor Marcelo Pires, professor do Curso de Administração da FEI organizou uma visita dos alunos a Usina Eletronuclear do Rio de Janeiro.

Os alunos tiveram acesso a algumas partes da usina Angra 2, percorrendo a Sala de Controle, Prédio da Turbina e áreas externas da Usina. O grupo também pôde conferir o Simulador de Angra 2 que desde o início de seu funcionamento ministra treinamentos para profissionais de licenciamento, comissionamento e operação de empresas concessionárias de Usinas Nucleares da Espanha, Alemanha, Argentina e Suíça.

Visita Usina

Além da visita às dependências da Angra 2, os alunos tiveram a oportunidade de verificar as obras da usina Angra 3, interna e externamente.

A visita ocorreu das 8h30 às 16h e os alunos acompanharam ao longo do dia uma exposição sobre o atual panorama de energia nuclear no mundo e no Brasil, além de participar de uma sessão de debates e perguntas para esclarecer as dúvidas existentes sobre o assunto.

28 May

Entre a Engenharia Elétrica e a Bateria de Balde, conheça o aluno da FEI: Bruno Kioshi

Um estudante de 25 anos que se divide entre a faculdade de engenharia e o trabalho como músico de rua tocando baldes, essa é a vida de Bruno Kioshi, aluno do 7º ciclo de Engenharia Elétrica da FEI.

0X9A9891

Bruno Kioshi costuma se apresentar em ruas e parques de São Paulo, mas sua primeira apresentação foi no Parque Villa-Lobos.

Por influência do irmão mais velho, Bruno respira música desde pequeno. No entanto, começou a tocar bateria apenas na adolescência e após dez anos de intimidade com o instrumento em sua forma tradicional, decidiu fazer um trabalho completamente diferente e passou a tocar bateria de balde nas ruas e parques de São Paulo. O estudante conta que, movido pelo desejo de levar a música para o cotidiano das pessoas, teve de se adaptar ao novo instrumento que não possui um modo pré-definido de tocar: “Cada pessoa toca bateria de balde de um jeito, usa elementos diferentes e isso é o que eu acho mais interessante. ”.

Quando perguntado se existe alguma relação da música no balde com a engenharia, Bruno explica: “Música tem tudo a ver com física que tem muita relação com engenharia. Se parar para pensar sobre a forma como eu monto os baldes, coloco um dentro do outro para que aumente o comprimento que aumenta a propagação da onda e que vai mudar a frequência, está tudo interligado. Acho que existe uma relação louca com as duas coisas. ”.

0X9A9909

O estudante leva os baldes sempre com ele e aproveita toda oportunidade para se apresentar e mostrar seu trabalho.

Além do trabalho como músico de rua, Bruno trabalha com engenharia de produção e cursa Engenharia Elétrica na FEI: “É bem difícil conciliar as agendas e até meus amigos podem dizer isso por mim, mas até hoje eu consegui levar tudo tranquilamente. Uma coisa é fato, eu não vou largar a engenharia porque eu gosto, não estou fazendo engenharia só porque eu quero um diploma. Da mesma maneira que na música eu sempre quis fazer o meu melhor, eu quero o mesmo da engenharia e vou me formar na faculdade que é referência para mim. Vou sair daqui um engenheiro elétrico que toca balde. ”.

Bruno é um dos finalistas e representantes brasileiros do Concurso “Feeling the street”, uma iniciativa da Toyota Global que deseja montar uma banda com 6 artistas de rua de diferentes partes do mundo. A combinação de músicos mais votada no site do concurso vai para a Nova Zelândia por nove dias se apresentar em um festival de inverno. Sobre o reconhecimento de seu trabalho, Bruno afirma: “Acho que a recepção mais sincera que eu poderia ter é quando estou tocando e, de repente, surge uma criança pulando e dançando na minha frente. Isso me prova que eu estou cumprindo a missão da arte que é materializar um sentimento, de alegria, de energia, do que for. Quanto à engenharia, eu espero que daqui dois anos eu me forme com louvor e possa até jogar um balde para cima na minha formatura.”.

Você pode conferir o vídeo-perfil do Bruno e deixar o seu voto na página do concurso: http://feelingthestreet.com/band

Contato: https://www.facebook.com/bkioshi

Curta nossa página no Facebook

Twitter