23 Sep

FEI recebe o 103º Seminário da Campanha Nacional Sobre Drogas

No dia 03 de setembro, a FEI recebeu em parceria com o CIEE, o 103º Seminário da Campanha Nacional Sobre Drogas. O tema foi colocado em pauta para os alunos, uma vez que os universitários estão na maior zona de vulnerabilidade para o uso de drogas.

Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, a Professora da UNIFESP Ana Regina Noto apresentou a palestra “Drogas, contextos, efeitos e riscos”. Ana Regina contou a história do uso de drogas e falou sobre os fatores biológicos, psicológicos e sociais que estimulam o uso.

A Dra. Ana Regina Noto explicou como as drogas afetam a "via de recompensa" do cérebro, impossibilitando o poder de decisão do dependente.

A Dra. Ana Regina Noto explicou como as drogas afetam a “via de recompensa” do cérebro, impossibilitando o poder de decisão do dependente.

Apesar da vulnerabilidade genética existir, ela não é determinante para dizer se um indivíduo será ou não dependente, fatores como depressão, hiperatividade, pressão social e problemas psiquiátricos podem tornar o indivíduo mais suscetível ao uso de drogas, lícitas ou ilícitas. Tantas razões tornam difícil identificar o motivo pelo qual as pessoas se viciam.

Além de dados, notícias e diálogo sobre o uso de drogas, a professora pediu uma reflexão maior das Atléticas quanto aos financiamentos de festas por indústrias de bebidas. Segundo Ana Regina Noto, a melhor forma de encarar e resolver um problema, é enxerga-lo de diferentes maneiras.

Para complementar a fala da Dra. Ana Regina, o colaborador do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias da UNIFESP, o Professor Danilo Polverini Locatelli falou sobre “Drogas, Mídia e Política”. Danilo apresentou um comparativo entre as propagandas de cigarro e álcool, no passado e atualmente, além de falar sobre a evidência dada pela mídia a drogas como maconha e cocaína, quando o álcool, tão inserido no cotidiano das pessoas, é a droga que mais mata e com maior crescimento de usuários no Brasil.

Seminario da Campanha Nacional Sobre Drogras  (21)

O professor Danilo Locatelli evidencia o tratamento midiático para diferentes tipos de droga.

O álcool, tratado como a droga do bem, tem espaço nos meios de comunicação, mas a ele são atribuídas mortes de 31% da população masculina brasileira, um número bem alto se comparado ao 1% das mortes relacionadas às drogas ilícitas. Para o Professor Danilo Locatelli, o que falta para que o problema das drogas seja resolvido ou, ao menos amenizado, são políticas públicas pautadas nas evidências científicas e não em interesses econômicos, crenças e valores. Ao final do Seminário, os alunos puderam fazer perguntas e debater com os convidados sobre os temas das palestras.

18 Jun

Samsung fará palestra sobre TV Digital na FEI

A Samsung irá realizar no próximo dia 27/06 – 19h uma palestra sobre desenvolvimento de Apps para TV Digital.

É uma oportunidade muito bacana de ouvir o pessoal de tecnologia de uma grande multinacional falar sobre tecnologia de ponta, e ainda preparar os participantes para um novo mercado.

Este é o mesmo evento que a Samsung realizou para todos os interessados em tecnologia de TV Digital em São Paulo, só que desta vez é exclusivo para você.

Participem e se inscrevam pelo link: http://fei.edu.br/~flaviot/samsungapps/index.htm

Ate+
Filev
Te espero no dia 27/06.

Curta nossa página no Facebook

Twitter