14 Jul

Conheça o curso de Engenharia de Automação e Controle, nota máxima no Enade

Recursos de robótica, inteligência artificial e comunicação digital transformam o mundo da indústria e do lazer. Os avanços recentes da computação e da eletrônica propiciaram o desenvolvimento de novas tecnologias para automação e controle que seriam impensáveis há poucos anos. O curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI oferece todas as disciplinas das áreas de mecânica, eletrônica, computação e produção necessárias para uma formação sólida e que atua de maneira competente no setor produtivo.

Dentro da FEI, os alunos podem participar de diversos projetos e os estudantes do curso de Engenharia de Automação e Controle estão presentes em equipes como ROBOFEI, Fórmula FEI, FEI Baja e FEI Aerodesign. Além dos projetos, o Centro Universitário FEI oferece ao aluno uma formação completa onde a teoria e a prática caminham juntas e os conhecimentos podem ser testados nos laboratórios de mecânica, produção, materiais, elétrica e robótica.

20

“Comprometimento total entre alunos e professores”. É com essa frase que o professor Renato Giacomini, coordenador da graduação de Engenharia de Automação e Controle do Centro Universitário FEI justifica a nota máxima 5, que o curso recebeu na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referente ao ciclo avaliativo 2014. Além de posicionar a instituição como a única no estado de São Paulo a conquistar a média máxima, a graduação na FEI é também a melhor do país dentre as entidades privadas e está entre as cinco melhores, incluindo as escolas públicas de todo o país.

“O aluno é obrigado a fazer o exame, mas não tem a obrigação de ir bem na prova”, afirma Giacomini, referindo-se ao Enade. “Individualmente, a nota que ele obtiver não tem qualquer efeito. Para nós, isso é interessante, pois demonstra que, além de estarmos graduando profissionais capacitados, estamos formando alunos e pessoas comprometidas. Esse empenho hoje é com a instituição de ensino, e mais tarde será com a empresa na qual trabalham e, em última análise, com a sociedade.”.

“Não sei o quão frequente é esse comprometimento em outras instituições, mas conseguimos obter essa marca na FEI. Ela é especial e nossos desejos e esforços serão orientados para mantê-la pelos próximos anos. ”, finaliza o Coordenador.

 

 

23 Feb

Engenharia de Automação e Controle da FEI é nota máxima no ENADE e no Guia do Estudante

Nota máxima nas avaliações do ENADE e do Guia do Estudante, o curso de Engenharia de Automação e Controle da FEI é coordenado pelo Professor Renato Giacomini. Conversamos com o Coordenador para entender as características do curso, o perfil dos alunos e falar um pouco sobre o mercado de trabalho para profissionais formados nessa área:

O que chama atenção no curso de Engenharia de Automação e Controle?

A possibilidade de aprender e trabalhar com conhecimentos diversificados ligados às tecnologias mais recentes, como robótica, sistemas controlados remotamente e automação é o que mais chama atenção no curso. É o curso mais recente da FEI e foi o único criado desde o início do Centro Universitário, por isso, também tem um perfil mais moderno.

Qual a importância da pesquisa nesse curso?

A pesquisa é fundamental. O curso tem ligação direta com os programas de mestrado e doutorado da FEI, então está sempre atualizado e é alimentado com novas ideias e tecnologias.

Qual a diferença de Automação e Controle para Engenharia Elétrica?

Engenharia Elétrica é um curso mais focado em eletrônica, telecomunicações e princípios tecnológicos mais específicos, com maior aprofundamento nessas áreas. Automação e Controle é um curso transversal que envolve, além de elétrica, assuntos de mecânica, computação e produção. É uma formação mais generalista.

iStock_000011328387LargeEm quais projetos da FEI o aluno de Automação e Controle pode participar? E qual a contribuição diferenciada que o aluno traz para esse projeto?

Os alunos de Automação e Controle podem participar de praticamente todos os projetos. Nossos alunos já participaram de projetos da SAE, como Baja e Fórmula, assim como participam dos projetos de competições robóticas e trabalham nos projetos de pesquisa das empresas presentes no campus, como SMS e Metro.

Como é o Mercado de Trabalho?

Há uma particularidade interessante nessa área. Em épocas de crescimento, na montagem das novas plantas industriais, surgem muitas oportunidades para os engenheiros de automação. Por outro lado, em épocas de crise, o investimento em automação permite aumento de produtividade, mesmo com baixos investimentos. Trata-se, portanto, de uma área menos susceptível ao humor do mercado.

Quais características se espera de um profissional dessa área?

Arrojo, espírito inovador, paixão por tecnologia e interesse em se envolver em assuntos de outras áreas do conhecimento, em equipes multidisciplinares.

O curso conquistou 5 estrelas no Guia do Estudante e nota 5 no ENADE. A que você atribui esses bons resultados?

Os alunos de automação são desafiados a criar e sintetizar soluções para problemas parcialmente abertos, desde o princípio do curso. As disciplinas já do terceiro e quarto ciclo são muito desafiadoras e exigem autonomia. Com isso, os alunos vão tomando para si a responsabilidade do aprendizado, amadurecem mais cedo, são mais contestadores e críticos. Nossa intenção é que este curso adquira a reputação de ser o melhor do país e nossos alunos também têm feito a parte deles. Serão profissionais reconhecidos pelo comprometimento com objetivos das instituições e empresas a que estarão ligados.

Curta nossa página no Facebook

Twitter