09 Jun

59ª ExpoMecAut expõe Projetos da Engenharia Mecânica

Alunos do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI apresentaram, no último dia 08 de junho, seus Projetos de Formatura na 59ª ExpoMecAut, que aconteceu no ginásio de esportes.

Expo Blog

Professores e alunos da FEI, profissionais do setor, amigos e familiares dos formandos puderam conhecer os 05 projetos apresentados, trazendo soluções e novas ideias para transportes e locomoção.

O evento contou com a presença de uma banca examinadora, com júri formado por profissionais importantes da indústria, avaliando os quesitos:  criatividade em inovação, conteúdo técnico do projeto, viabilidade do projeto e modelo em escala da inovação.

Conheça os cinco projetos e os três vencedores da noite.

Projeto LF 420

LF - 420

Projeto LF – 420 na 59ª ExpoMecAut

O projeto apresenta uma solução para o transporte de cargas rodoviárias, com um sistema compacto e leve que facilita no carregamento e descarregamento de carga, além de oferecer melhores condições de trabalho aos operadores, com um novo sistema de ergonomia. O sistema visa otimizar até 50% do tempo atual utilizado nesses serviços, 20% do volume e 25% de carga. A plataforma para levantamento da carga é acionada por uma bolsa de ar.

Projeto HY-P

HY-P

Projeto HY-P na 59ª ExpoMecAut

De olho na tendência por produtos ecologicamente corretos, esse projeto traz uma solução que otimiza o sistema híbrido-elétrico, tornando-o mais acessível, uma vez que os veículos atuais não possuem espaço para um sistema hibrido elétrico, além do peso que tal tecnologia traz para os automóveis. A proposta de otimização serve, justamente, para solução desse problema, melhorando sua eficiência e arquitetura.

Projeto AcquaBoost – 3º lugar

Acquaa Boost

Projeto AcquaBoost na 59ª ExpoMecAut

Esse projeto, classificado como o 3º melhor da noite, propõe a injeção de água em motores a combustão sobrealimentados. Essa solução nasceu a partir dos problemas de baixo rendimento desses motores, anomalias no funcionamento devido à temperatura elevada, além da emissão de gases poluentes. Diante desse problema, a meta do grupo é diminuir a temperatura da câmara de combustão.

Projeto H2D – 2º lugar

H2D usar

Projeto H2D na 59ª ExpoMecAut

Há uma grande dependência de diesel no setor de transporte, que devido ao alto uso anual, as taxas de emissões de poluentes também são grandes. O projeto oferece uma solução para reduzo no consumo de diesel para veículos rodoviários pesados, mantendo a potência do motor.

Projeto Eqüus – 1º lugar

Trator

Projeto Eqüus na 59ª ExpoMecAut

O projeto vencedor da noite, Eqüus, propõe um Trator Porta Implemento, que buscar prover a mobilidade ao pequeno produtor, que representa hoje 85% dos trabalhadores rurais. O trator promete realizar diversas operações que otimizam o tempo de trabalho e garante melhores condições físicas para o trabalhador, com sistema de transmissão hidráulica, implementação dianteira e um sistema traseiro para esterçar, facilitando ainda mais a locomoção.

Confira na reportagem como foi o evento!

28 Jan

FEI é destaque em jornal do ABC

Clique na imagem para ampliá-la.

07 May

Na mira da mídia: Professor da FEI fala sobre o curso de Engenharia Mecânica Automobilística

Em entrevista concedida à revista Carro Hoje, cujo conteúdo facilita a rotina do usuário e comprador de veículos, o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, Roberto Bortolussi comenta sobre os principais diferenciais dos cursos ministrados pela Instituição, e oferece dicas aos jovens que querem se dedicar à Engenharia Mecânica com foco na área automotiva. Confira trecho da matéria publicada pela 35ª edição da revista publicada em 07 de maio de 2012.

O curso de Engenharia Mecânica é ministrado no Centro Universitário da FEI, no campus SBC, e forma com qualidade e excelência engenheiros que contribuem para o avanço tecnológico do País, ocupando cargos de relevância em empresas, ou em órgãos governamentais. Para obter mais informações sobre este e outros cursos de engenharia, acesse www.fei.edu.br.

20 Apr

NA MIRA DA MÍDIA: PROFISSIONAIS DA FEI SÃO FREQUENTEMENTE CONSULTADOS

Especialistas da FEI nas áreas de Engenharia, Administração e Ciência da Computação servem como fontes seguras para os meios de comunicação devido à credibilidade de ensino.

A FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Saboia de Medeiros) atua há mais de 70 anos no mercado, sendo referência em Gestão e Tecnologia. Focada em construir uma sociedade desenvolvida, humana e justa por meio da educação, a Instituição conta com cursos que prezam pela ética e qualidade.

Com mais de 50 mil profissionais formados em seus cursos de Engenharia, Administração e Ciência da Computação, o Centro Universitário da FEI conta com um corpo docente altamente qualificado.

Diversos professores são procurados por jornalistas de mídias impressas, digitais e televisivas para discutirem questões importantes sobre o setor, esclarecendo dúvidas e contando novidades. É o caso do professor do curso de Engenharia Civil, Luis Sérgio Coelho, que concedeu uma entrevista em março/2012 ao Anuário Pini Construção sobre a utilização de sistemas de fôrmas de alumínio em construções. Confira um trecho da reportagem. (retirado de Anuário Pini Construção – Fôrmas de Alumínio – São Paulo –SP – Mar/2012)

Curta nossa página no Facebook

Twitter