28 Jun

FEI Portas Abertas promove uma imersão universitária para alunos do Ensino Médio

Portas

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”  – Peter Drucker – Escritor, professor e consultor austríaco.

O período de transição entre o ensino médio e a graduação é muito impactante na vida dos adolescentes. Além do compromisso com os estudos para uma boa colocação no vestibular, escolher o curso e a área de formação profissional traz à tona uma diversidade de dúvidas e questionamentos.

Como é a rotina em uma faculdade? Qual o tipo de atividade vou desenvolver em laboratórios? Como escolher a faculdade certa com tantas instituições disponíveis no mercado?

Pensando nisto, o Centro Universitário FEI promove todo ano o evento FEI PORTAS ABERTAS, que tem como principal objetivo receber alunos, professores e escolas do ensino médio, além de visitantes em geral, para conhecerem toda a infraestrutura da Instituição através de mais de 100 atividades, como: workshops, experiências em laboratórios, oficinas, pesquisas e projetos dos cursos de Engenharia, Administração e Ciência da Computação.

portas2

Como o próprio nome sugere, as portas estão literalmente abertas ao público. Os visitantes são recebidos na entrada e, divididos por grupos, são guiados por monitores, estes formados por alunos e professores da FEI, que os guiam por todo o campus apresentando cada dependência e suas características, espaços destinados a cursos e pesquisas.

Uma das principais novidades da última edição, realizada em 13 de maio de 2017, foi o desafio FEI Escape: uma sala cheia de enigmas onde o grupo precisa decifrar códigos e pistas complexas, dentro de um tempo especificado, para sair do ambiente. Esse jogo foi projetado pelo Departamento de Ciência da Computação, junto de alunos da graduação e pós-graduação.

escape 2Escape

Para os interessados em Engenharia, diversos projetos criativos proporcionam o conhecimento e acesso a um mundo de ideias, apresentando na prática os desafios que fazem parte da rotina dos alunos da FEI, como: Fórmula FEI, um veículo tipo fórmula que participa de competições; FEI Baja, um veículo off-road projetado e desenvolvido por alunos para as competições nacionais e internacionais do BAJA SAE; AeroDesign, que desenvolve o aluno no ramo aeronáutico, entre outros.

Foto Mec JPEG

Além disso, os visitantes passam também por laboratórios de Engenharia de Materiais, Química, Civil, Têxtil, Automação e Controle, Produção e Elétrica. Durante toda a visita, o contato com alunos e professores da Instituição permite aos jovens conhecerem um pouco do dia a dia de um estudante universitário, rotina que muito em breve será realidade também para eles.

Outros

Para os interessados na área de Administração de Empresas e Gestão, workshops e oficinas são oferecidos com detalhes do plano pedagógico e visão de futuro da FEI. É importante destacar a necessidade de trabalhar a visão crítica e o espírito de empreendedorismo já no primeiro ano da graduação, alinhado ao conhecimento teórico necessário.

“A experiência foi sensacional. Até poucos dias atrás, eu estava em busca de uma Federal (…). Entretanto, a estrutura da FEI, professores e ambiente, me fizeram ficar em dúvida. Obrigado por nos receber e abrir suas portas para nós, jovens”. Comenta Caio Rodrigues Vieira, visitante do evento.

Um outro grande influenciador para alunos do ensino médio é o próprio professor que convive diariamente com esses jovens e, de certa forma, os conduzem até a porta do vestibular. Para estes profissionais, além da visita normal ao evento, há um diferencial. O FEI Portas Abertas promove palestras exclusivas para o corpo docente das escolas, apresentando a importância da orientação e, principalmente, visão de futuro. Como bons formadores de opinião, é importante entender a missão e objetivo nos quais a FEI está inserida: formar profissionais do futuro.

Ciencia

A 9ª edição do FEI Portas Abertas teve recorde de público recebendo mais de 4.500 pessoas. Sempre à frente, a expectativa para 2018 é ampliar ainda mais este público e as atividades.

Confira no vídeo como foi o Portas Abertas 2017.

Veja as fotos do evento neste link

23 Jun

Inova-FEI traz diversidade de soluções e ideias

Inova Blog

O fim do semestre é marcado por provas, entregas de trabalhos e rotinas severas de estudo. Mas, para alunos que estão concluindo o curso e iniciando a vida profissional como formados, o desafio é ainda maior!

Esse desafio é chamado de Inova-FEI, evento que reúne os Projetos de Conclusão de Curso dos formandos em Engenharia Química, Civil, Automação e Controle, Elétrica, Produção, Têxtil e Ciência da Computação.

Print Blog

Centro Universitário FEI recebe visitantes no InovaFEI – 2017

Essa diversidade de áreas do conhecimento promove um evento eclético cheio de ideias inovadoras e protótipos interessantes, que recebem a visita de ex-alunos, professores, familiares e, em especial, profissionais do setor, que além da visita fazem também a avaliação dos trabalhos.

No fim da noite, os melhores projetos são premiados com troféu e o reconhecimento do corpo docente presente.

Confira os trabalhos vencedores:

  • Ciência da Computação

2º lugar – Sistema Preditivo de Recomendação Baseado em Filtros Colaborativos e Clusterização

Sistema Preditivo em Filtro

Alunos do projeto Sistema Preditivo de Recomendação Baseado em Filtros Colaborativos e Clusterização

Este projeto propõe a previsão mais precisa sobre o comportamento, gostos e preferências, dos usuários na internet cujo espaços publicitários são cada vez mais valorizados de acordo com essa demanda. Sendo assim, a ferramenta promete identificar esses comportamentos com mais precisão, com o objetivo de sinalizar esses espaços valiosos para o mercado.

1º lugar – Serviço de infraestrutura para Controle Parental em Aplicativos Mensageiros

Sicpam

Alunos do projeto Serviço de infraestrutura para Controle Parental em Aplicativos Mensageiros

A utilização da internet trouxe inúmero benefícios para a sociedade, em todos âmbitos, pela velocidade da informação e possibilidade de interação. Porém, um ponto sempre preocupante dessa realidade é a segurança e privacidade, especialmente nos serviços de mensagens. Este trabalho tem como objetivo garantir aos pais a segurança de crianças que utilizam esse serviço, coletando os dados enviados e armazenando-os para uma averiguação de segurança, permitindo assim a identificação de terceiros má intencionados para com menores de idade.

  • Engenharia Civil

1º lugar – Análise Geotécnico-estrutural de Deformações e Esforços em Barragens de Enrocamento com Face de Concreto

Enrocamento

Alunos do projeto Análise Geotécnico-estrutural de Deformações e Esforços em Barragens de Enrocamento com Face de Concreto

O objetivo deste trabalho é efetuar análises de tensões e deformações em Barragens de Enrocamento (um maciço composto por blocos de rocha compactados) com face de concreto (BEFC), através do Método dos Elementos Finitos (ANSYS)

  • Engenharia de Elétrica e Automação e Controle

2º lugar – Sistema de Auxílio para Compras em Varejo

Spezio

Alunos do projeto Sistema de Auxílio para Compras em Varejo

Este trabalho consiste em um sistema de promoção e compra em varejo a partir de dispositivos móveis, permitindo que o usuário realize as compras, acesse promoções e ofertas e dicas em geral

1º lugar – Sistema Inteligente de Gerenciamento de Manutenção Automotiva

Sigma

Alunos do projeto Sistema Inteligente de Gerenciamento de Manutenção Automotiva

Esse criativo e amplo sistema permite que o usuário faça toda a prevenção de seu veículo. O Sigma é composto pelos seguintes módulos de hardware e software:

 – Central Eletrônica modular para o gerenciamento de dados e comunicação;

 – Interfaces modulares e expansíveis para a leitura dos sensores automotivos;

 – Aplicativo de smartphone (Android) para o monitoramento e interpretação dos dados apresentados ao usuário.

  • Engenharia de Produção

2º lugar – Proposta de Custeio de Procedimento Médico Coronário Aplicando Método ABC e Custo Efetividade.

metodo abc 2

Alunas do projeto Proposta de Custeio de Procedimento Médico Coronário Aplicando Método ABC e Custo Efetividade

O objetivo desse trabalho é discutir a gestão de custos do setor de saúde e aplicar o método de custeio ABC, afim de apoiar o gerenciamento dos custos de procedimentos hospitalares, permitindo qualificar as explanações relacionadas com o aumento/redução dos gastos.

1º lugar – Melhoria da Eficiência em uma Linha de Indústria de Autopeças

trabalho

Alunos do Projeto Melhoria da Eficiência em uma Linha de Indústria de Autopeças

Cada vez mais comum no mercado, otimizar os custos e trazer inovações em uma linha de produção é o objetivo de diversas indústrias e empresas. Este trabalho apresenta uma proposta de pequenas mudanças na linha de produção de serviço para atingir esses objetivos, buscando novos caminhos. O estudo foi realizado a partir de uma das maiores empresas de autopeças, onde um problema de produção e distribuição foi identificado.

  • Engenharia Química

2º lugar – Comparação entre os Tratamentos por Esgotamento e Membrana para a Água Ácida Proveniente de Refinaria de Petróleo

trabalho quiimica

Alunos do projeto Comparação entre os Tratamentos por Esgotamento e Membrana para a Água Ácida Proveniente de Refinaria de Petróleo

O objetivo deste trabalho é avaliar e comparar alternativas de processo para o tratamento de águas ácidas das refinarias de petróleo, como Esgotamento (Stripping) e por Membrana. Otimizar custo e gasto energético é uma das principais metas.

1º lugar – Estudo da Extração da Quercetina a partir da Cebola Roxa e seu uso como Conservante Alimentar Natural

Cebola

Alunos do projeto Estudo da Extração da Quercetina a partir da Cebola Roxa e seu uso como Conservante Alimentar Natural

A Quercetina, flavonóide natural que possui propriedades farmacológicas, é encontrada na cebola roxa e este complexo estudo traz orientações sobre a melhor maneira para realizar a extração dessa matéria, como a temperatura ideal, por exemplo.

  • Engenharia Têxtil

2º lugar – Análise do Efeito de Estampas por Sublimação em Malhas de Poliéster

malha

Aluna do projeto Análise do Efeito de Estampas por Sublimação em Malhas de Poliéster

O transfer é um dos procedimentos mais famosos na produção de camisetas em geral. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da variação do número de filamentos nos fios de poliéster de mesmo título, na cor, na solidez à lavagem entre outros pontos, das malhas submetidas a estampa transfer em cores intensas e de grande cobertura.

1º lugar – A Utilização da Impressora 3D na área Têxtil

impressora

Aluno do projeto A Utilização da Impressora 3D na área Têxtil

Com os rápidos avanços tecnológicos, as famosas impressoras 3D já são realidade hoje em muito setores. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre as possibilidades da utilização de uma impressora 3D para a área têxtil.

Nós do Blog da FEI parabenizamos a todos os alunos por toda criatividade, emprenho e, agora, título de profissionais formados pela FEI!

Assista também à reportagem:

 

01 Dec

CONHEÇA OS PROJETOS PREVISTOS PARA O PROEXT 2016

O Prof. Dr Ailton Pinto Alves Filho apresentará aos alunos as atividades de extensão em 2016. Os alunos interessados devem comparecer à Palestra “Micro-drenagem e infra-estrutura verde: solução para muitos objetivos ”. A palestra contará com a participação do Prof. Sr. Kurt Aman. Veja os projetos previstos para o PROEXT 2016:

  • Elaboração de sistemas para aproveitamento das águas pluviais, composto por a área de coleta (telhados) sistema de transporte (calhas) e instalações de armazenamento (cisternas);

 

  • Criação de módulos de baixo custo para aquecimento solar de água para banho e para posterior reuso para fins não potáveis, como irrigação jardins, supressão de incêndio e descargas de vasos sanitários;

 

  • Projetos de mini cisternas modulares para aplicação em quintais residências com pouca área externa;

 

  • Projetos de bombas de baixo custo para serem acoplados nos sistemas coletores;

 

  • Elaboração de dispositivos para percolação da água da chuva tais como trincheiras, valas de infiltração e bacias de infiltração para recarga dos aquíferos.

 

  • Implantação de estruturas não convencionais de tratamento de efluentes, para combate à poluição difusa, evitando a contaminação dos mananciais

 

  • Implantação de projetos de telhados verdes para população de baixa renda consistindo de camada vegetal sobre a laje impermeabilizada com manta asfáltica, podendo comportar também uma horta para consumo dos moradores

 

  • Implantação de jardins verticais e paredes verdes com elementos de isolamento térmico e de ajardinamento de áreas muito adensadas, carentes de áreas verdes e arborização

PROEXT_01dez2015

02 Sep

As cinco dicas do Profº Kurt Amann para um bom desempenho no Concurso Travessia

 

O Concurso Travessia desafia alunos de ensino médio a construir uma ponte em arco, usando palitos de sorvete, cola, clipes e barbante. Confira as dicas do Chefe do Departamento de Engenharia Civil da FEI, Professor Kurt Amann, para a competição:

Dica 1) TEMPO. A montagem da ponte é o ponto crucial do concurso e o tempo é bastante restrito. Levando isso em conta o segredo do sucesso é organizar bem a equipe e a divisão de tarefas, planejar e ensaiar a montagem para medir o tempo necessário e, se for o caso, simplificar o projeto onde for possível sem perder a qualidade da proposta final;

Dica 2) EQUIPAMENTO. Se levar equipamentos para corte ou aceleração da cura da cola, adiante-se: verifique a voltagem e potência e tenha um plano B caso algo dê errado. Lembre-se que as equipes podem se ajudar e o seu equipamento pode ser emprestado para outros competidores.

 

Concurso Travessia 2014-47

 

Dica 3) REGULAMENTO. Todos os integrantes da equipe devem estudar cuidadosamente o regulamento. Discutam sobre ele, enviem suas dúvidas à página do concurso e formulem ideias. Muitas informações não estão detalhadas no site, mas são a chave para a criatividade ser usada na solução dos problemas.

Dica 4) PESQUISA. Estudem sobre estruturas semelhantes às da ponte e seu comportamento quando carregadas, aprendam a fazer cálculos para prever a forma de ruptura, montem pequenos modelos para estudo antes do modelo maior, verifiquem os pontos fracos com testes de carga e resolvam um a um e anotem todas as tentativas para analisar os erros anteriores e não os cometer novamente. A melhor estrutura é aquela cujo projetista é capaz de prever o que vai acontecer em cada situação distinta de carregamento.

Concurso Travessia 2014-886

 

Dica 5) DIVERSÃO. Divirtam-se em todo esse processo e façam muitas amizades durante o concurso. Nem sempre o resultado final sai como o planejado, portanto o relacionamento com as pessoas deve ser o ponto mais valorizado em todo esse processo, pois é ele, mesmo em meio a uma competição, que dá sentido a tudo que vivenciamos.

03 Dec

Formandos da FEI apresentam estudos nas áreas de construção civil e trânsito

Projetos serão apresentados por formandos do curso de Engenharia Civil nos dias 6 e 7 de dezembro, no campus São Bernardo

 

São Bernardo do Campo, novembro de 2012 – Formandos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) desenvolveram trabalhos finais de curso que apresentam soluções para gargalos no trânsito, itens sustentáveis na construção civil, análises de ferramentas eletrônicas nos projetos de construção civil e estudos comparativos de portos europeus e brasileiros e métodos de construção de pontes nacionais. Os projetos serão apresentados durante a Expocivil dias 6 de dezembro, das 9h às 15h30, e 7 de dezembro, das 9h às 14h, no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 – bairro Assunção).

Sustentabilidade – Com foco na sustentabilidade, há dois projetos, um deles Construção sustentável: métodos e aplicações, em que os autores projetaram uma casa com 70 m2, em São Bernardo, a partir de materiais e técnicas construtivas ecológicas. Na alvenaria, o bloco de concreto foi substituído por tijolo de solo-cimento, material obtido pela mistura de solo, cimento e água e que dispensa o uso de forno. A vantagem, segundo os estudantes, é que o novo material ser produzido na obra.

Outro projeto reaproveita água da chuva para bacias sanitárias e irrigação de jardim. Para isso, foram criadas cisternas na parte superior do telhado que armazenam 200 litros. “Em relação ao aquecimento de água, adotamos um sistema de captação de energia solar, com placa que absorve a energia em forma de calor e a transfere para as tubulações internas, aquecendo a água”, explica Simone Luppi, uma das autoras do projeto.

No trabalho Estudo da viabilidade econômica na implantação de itens sustentáveis na construção civil, os futuros engenheiros analisaram itens usados atualmente pelos empreendimentos residenciais, como bacias sanitárias com caixa acoplada de acionamento duplo, torneira de mesa com fechamento automático, lâmpadas fluorescentes de alta eficiência e de LED. No trabalho, destacaram que a viabilidade dos itens sustentáveis depende prioritariamente da faixa de consumo do imóvel. “A classe alta tem maior viabilidade de implantação de itens sustentáveis do que as demais, pois paga tarifas mais altas. Em contrapartida, quando reduz o consumo a economia é maior e é mais significativa em função da quantidade de pontos de consumo que um imóvel de alto padrão possui”, explica o formando Marco Antonio Rosatti Filho.

Pontes – No trabalho Estudo de casos de métodos construtivos de pontes, os alunos pesquisaram duas pontes brasileiras: ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como ponte Rio-Niterói, localizada no Rio de Janeiro, e a Ponte do Rio Negro, no Amazonas. As pontes foram construídas em épocas distintas, com diferença entre as inaugurações de 37 anos, São bastante diferentes no método construtivo, e no uso de materiais empregados em cada construção. A Ponte Rio-Niterói é de estrutura mista, enquanto a do Rio Negro possui estrutura de concreto estaiada.

O estudo aprofunda os conhecimentos obtidos ao longo do curso, principalmente na disciplina de Pontes e Grandes Estruturas, e serve para visualizar a evolução tecnológica dos métodos construtivos, ao longo do período entre as realizações, e para entender o raciocínio empregado para solucionar os problemas, durante as construções.

Outro grupo estudou os principais componentes da estrutura com concreto pré-moldado, mostrando suas aplicações, processos de fabricação, montagem e viabilidade em galpões. Em Concreto pré-moldado: fundamentos e viabilidade da utilização em galpões, os estudantes analisam estudos comparativos em termos de cronograma, custo e qualidade em relação ao método convencional.

O sistema BIM (Building Information Modeling), que significa Modelagem de Informação da Construção, também foi alvo de estudos dos alunos da FEI, que analisaram os conceitos da metodologia, vantagens, inovações, softwares compatíveis e o desafio para a sua completa implantação nas empresas brasileiras.

Outro trabalho – Restrição à utilização do veículo particular por imposição de tarifa – aborda os impactos socioeconômicos e de infraestrutura de transporte que a implantação do Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) que podem acarretar no sistema viário das cidades.

O sétimo e último projeto desenvolvido pelos formandos da FEI – Análise comparativa da eficiência de portos europeus e brasileiros sob a ótica da operação de navios porta-contêineres – traz as principais características de terminais de contêineres localizados em portos europeus como   propostas alternativas para a otimização do sistema brasileiro em relação à operação de outros terminais.

Curta nossa página no Facebook

Twitter